Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

Hotel Globo, o novo centro cultural da cidade


28/09/2016

Foto: autor desconhecido.


 

O Antigo Hotel Globo, recentemente restaurado pela gestão municipal, passa a se afirmar como o mais novo centro de promoção cultural da cidade. Vasta programação de atividades está sendo montada, de forma a estimular as manifestações artísticas e intelectuais paraibanas. A prefeitura, por sua secretaria e educação e cultura e a COPAC – Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Cidade, fortalece assim as ações que objetivam oferecer uma maior dinâmica na valorização e preservação dos nossos bens culturais, em especial no Centro Histórico.
 

Amanhã, quinta feira, dia 29, as dezesseis horas serão abertas duas exposições de artes. Uma delas, intitulada ICONOGRAFIA DE UM PATRIMÔNIO DESMATERIALIZADO, é resultado de pesquisa iconográfica sobre o patrimônio histórico da cidade de João Pessoa, em logradouros públicos que passaram por reformas e se encontram parcial ou completamente modificados. Obra do artista João Nicodemos, especialista em artes visuais, que selecionou cinco imagens sobre as quais produziu xilogravuras e infogravuras, propondo um diálogo entre as duas formas de arte. O trabalho possibilita reflexões sobre a importância da paisagem urbana enquanto referência afetiva e de pertencimento para indivíduos e comunidades.
 

A outra denominada “IGREJA DE SÃO FRANCISCO, VINTE E QUATRO HORAS”, trabalha a apresentação de vinte e e cinco fotos produzidas pelo fotógrafo italiano Alberto Banal, tendo como visão da janela de sua residência, o Campanário da Igreja de São Francisco, em flagrantes captados em diferentes horários do dia. O projeto teve como inspiração as pinturas impressionistas de Monet quando produziu trinta quadros da Catedral de Rouen em diversos momentos do dia.
 

Na oportunidade, as pessoas que comparecerem ao ato de abertura das exposições poderão presenciar o mais belo por do sol da cidade, ao som do “Quinteto de Metais da UFPB”.
 

O Antigo Hotel Globo disponibilizará espaços que serão utilizados como galeria de artes, auditório para realização de cursos, debates ou outros eventos da produção cultural pessoense. Já está confirmado para o dia treze de outubro o primeiro “POR DO SOL LITERÁRIO”, em parceria com a UFPB, sob a coordenação do historiador José Augusto, e a Livraria do Luiz (Galeria Augusto dos Anjos), quando serão, em mesa redonda, debatidas obras editadas no mês de setembro por autores paraibanos.
 


 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.