Marcos Tulio Gomes

Gestor e Tecnólogo.

Economia & Negócios

Gestor de projetos, processos e pessoas


03/08/2021

Alex Amâncio é especialista em gestão de projetos

Desde criança algumas pessoas são destinadas ou predestinadas à gestão. Estou falando de um amigo meu chamado Alex Amâncio: ele é um cara apaixonado por tecnologia que desde 2002 já era direcionado a resolver problemas de clientes. Pense num cara que aos 10 anos já fazia uma lista de tarefas para organizar e aproveitar melhor o seu dia. Tinha hora para ir para a escola, hora de estudar em casa e até a hora do futebol. Eu tinha também esta rotina.

O Amâncio gostava tanto de computadores que desde cedo já tinha decidido fazer um curso técnico na área. Se formou em Sistemas de Informação e prontamente fez uma pós-graduação MBA em gestão de projetos.

Depois de tanto estudar tecnologia, Amâncio descobriu o diferencial para que um profissional consiga se destacar no mercado de trabalho: as pessoas.

Como assim Amâncio?

Ele me respondeu o seguinte: “As pessoas continuam sendo o mais importante para as empresas. São elas que produzem os resultados, são elas que fazem a mágica acontecer – até o computador mais poderoso do mundo não tem a competência emocional de uma pessoa, até porque ele mesmo foi criado por uma pessoa. Quando ouço as áreas de gestão chamando as pessoas de recursos me dá um frio na espinha… recurso é aquilo que se controla, se manda e se muda de lugar, isso não acontece com as pessoas, elas precisam ser ouvidas, acolhidas e incentivadas a fazer o melhor que podem, não porque tem um chefe chato mandando-as fazer, mas sim porque estão motivadas e sabem do impacto que àquela entrega irá fazer nas atividades dos nossos clientes”.

Alex Amâncio me falou ainda que a área de gestão de projetos é sobretudo ajudar e apoiar as pessoas para que elas possam entregar ótimos produtos.

Concordo com ele, principalmente quando ele me falou que acreditava que o líder (gerente de projetos) do futuro e do presente é aquele que sabe apoiar o time e retirar todos os impedimentos para que o processo evolua.

Foto: Pexels

A cultura ágil irá permanecer por longos e longos anos no mercado e o mais importante é assegurar que o foco seja na entrega de valor para o cliente.

Meu bate-papo com Alex Amâncio ainda terminou com ele deixando seu recado: “Deixo aqui uma dica para aqueles que querem seguir na carreira de liderança e gestão: foque nas pessoas, estudem agilidade, métricas, facilitação, princípios lean e management 3.0 que são ferramentas importantíssimas para quem quer fazer grandes coisas com grandes times. A remuneração para esta área, como o mercado está aquecido, estão oferecendo para um Gerente de Projetos, remunerações que giram entre 7k a 13k (em média)”.

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //