Paraíba

Funesc, o novo normal e novidades na cultura


18/06/2020

Imagem meramente ilustrativa

SÃO JOÃO NA REDE – A semana começou trazendo novidades na área cultural. A Secult, Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, anunciou o São João na Rede, que inicia hoje (18.06), a partir das 18 h, nos principais canais de mídias sociais (ver abaixo os links). Esta é uma ação estratégica do Governo do Estado, através da Secult, em convênio com a Associação Cultural Balaio Nordeste, liderada pela produtora e Coordenadora Joana Alves, do Fórum Nacional do Forró de Raiz. Uma ação que vem atender o público internauta paraibano, e demais, e ao mesmo tempo contemplar mais de 40 artistas que participarão de extensa programação, logicamente defendendo seus cachês, diante de uma época tão contraditória a partir dos efeitos da pandemia do Covid-19, que obrigou casas de shows e demais espaços culturais a fechar as portas. Então, é acessar as redes logo mais e curtir o São João na Rede.

Onde Assistir – Transmissões:

YouTube:      https://www.youtube.com/channel/UCLTmjPQd1_Ftax_aC1zk05A

Instagram:     https://www.instagram.com/saojoaonaredefestival/

Facebook:     https://www.facebook.com/saojoaonaredefestival/

Tweeter:        https://twitter.com/saojoaonarede

Site oficial:    www.saojoaonarede.com.br

 

——

ELBA RAMALHO também entra hoje no ar, com sua esperada Live. Certamente terá excelente audiência, pois é uma artista além da Paraíba, consagrada em todo o Brasil. Elba desfilará diversos sucessos com seu talento, sempre de olhar atento. Vale a pena conferir.

——

CULTURA PB NA WEB – A Secult enviou nota lembrando que acaba amanhã o prazo para as inscrições do Edital #CulturaPBnaweb, que envolve propostas nas diversas áreas das artes e cultura, e reserva investimento no valor de R$180.000, uma soma estimada para os tempos atuais de seca e pandemia. Os artistas interessados bastam acessar o link para fazer suas inscrições.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/edital-cultura-pb-na-web

 

———-

ARTE EM CENA – Outro Edital lançado pelo Governo da Paraíba é Arte em Cena, o Festival de Arte e Cultura na Escola, que será executado através da Secretaria de Educação. Voltado para alunos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, o Festival fará também alusão, em 2020, ao Ano Cultural Mestre Sivuca. O Festival consiste em fomentar, selecionar e valorizar práticas exitosas do cotidiano escolar, por meio de cinco modalidades artísticas: artes visuais, teatro, música, dança e literatura, que devem fazer articulação com experiências culturais e artísticas das comunidades locais, onde estão inseridas as escolas.  O Edital pode ser acessado através da página do Governo da Paraíba.

———

FUNESC E O NOVO NORMAL – A gestora Nézia Gomes anunciou na terça-feira a sua saída da presidência da Funesc – Fundação Cultural Espaço José Lins do Rego, onde passou mais de cinco anos, quando entrou ainda na gestão de Márcia Lucena. Chegou à vice-presidente e assumiu o cargo titular, com a saída desta última, que foi eleita prefeita de Conde.

Em seu lugar, assume a presidência da Funesc o jornalista e escritor Walter Galvão. Um dos mais importantes nomes do jornalismo paraibano, com larga folha de serviço prestado às principais editorias dos jornais e rádio do Estado. Mais, um cara de imensa cultura e filosofia, respeitado, admirado, e de boa prosa.

Conhecemos Walter Galvão desde os anos 70, quando ainda cabeludo, iniciava os primeiros passos na cultura artística, cantando na banda de bailes Santanás. Lembro bem… Diga-se de passagem, canta muito bem. Depois disso, Walter Galvão envereda pelo campo da cultura no rádio e jornal. Intelectual reconhecido tem um dos melhores textos que conhecemos e através dos quais aprendemos muito.

Temos plena convicção de que o Governador João Azevedo acertou quando levou Fernando Moura para FCJA, Naná Garcez para a EPC, Rádio Tabajara e A União, e agora, acerta mais uma vez nomeando Walter Galvão para a Funesc, que dentro do Novo Normal, passará a ter uma gestão de qualidade e excelência, isto com respeito a todas as demais que por lá já registraram passagem. O Novo Normal, na Funesc, é um grande e bom desafio, coisa pra quem é inteligente e começa sempre com um bom diálogo. Desejamos que ele possa rodear-se de bons profissionais, de boas ideias, estratégias e oportunidades, resultado e sucesso. A cultura da Paraíba agradece.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //