Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Fazenda Boi só: a solidão de 95 anos de Lua Almeida


31/12/2015

Foto: autor desconhecido.

Em algum lugar do tempo, a história e memória de uma personagem dinâmica, vivíssima, antenada com as adequações sociológicas de quando possível se consolidaram como elementos do passado, como se hoje, quarta-feira, 31, pouco significasse mais do que a ebulição que Lua Almeida, misto de mãe de família e mecenas, se fez consolidar no imaginário de artistas e de figuras da sociedade como uma mantenedora do talento universal a partir da Paraíba em uma fase produtiva de nossas artes.

No âmago de seu silêncio imposto pela genética, na profundidade de sua história hoje completando 95 anos, há de se perguntar: por onde andam as lembranças da Fazenda Boi Só com todos os seus personagens familiares ou agregados refeitos na atualidade numa foto do passado transformada em condomínio de luxo de João Pessoa.

A VIAGEM DE LUA

Muito antes de ser o que é na atualidade, Lua Almeida – mãe de adoráveis filhos e filha -, resolveu jogar a mediocridade social em torno de hábitos de Casa Grande & Senzala partindo com harmonia de interesses de seu companheiro Adroaldo Gomes para fomentar seu afeto e vinculo com as artes de uma forma geral.

Transformou-se, mais do que mecenas, em aliada dos artistas como Flávio Tavares, Antonio David, etc, de uma forma geral porque foram seus talentos e conhecimentos quem reproduziam em Lua o retroalimento de viver com vontade de inovar fomentando as artes e os artistas.

De uns tempos em diante, ela emudeceu – virou uma referência especial de quem está por aqui sem mais poder retroalimentar, que não seja seus olhares no finito de um tempo que não volta mais.

FRUTO DA POESIA

Lua Almeida fez da opção pela arte o oxigênio de toda sua vida contemporânea, muito além do modismo e das circunstâncias, mesmo quando podia dizer com elegância as criticas e queixas que por ventura alguém merecesse.

Ela é, em síntese, aos 95 anos de idade,o símbolo humano em zelo profundo de uma viagem cujo condutor, além dela, é o tempo e as bênçãos divinas sobre o tamanho da estada de uma líder importante, agora tomada de pendências.

Seja como for, Lua Almeida nunca mais deixará de ser um reforço indispensável na luta que precisa continuar com muito talento e engenho de auto sustentação para viver o tempo que Deus quiser.

UMAS & OUTRAS

…Regina Von Shosten construiu casa ambientalmente singular em Bananeiras.

…Já Ana Maria Gondim insiste em querer vender sua casa por lá. Encheu o saco. Falam em R$ 200 mil.

…O Apetitos Tratoria terá um anexo, vizinho à casa famosa em T ambaú.

…Adroaldo Gomes Filho não conhece Bananeiras.

…Vem por aí um livro que vai dar o que falar.

ÚLTIMA

"Dos sonhos/ eu sou o amor…"
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.