Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Ex-grandes times da Paraíba


22/04/2007

Foto: autor desconhecido.

Volto ao tema porque, como a política, é o esporte – o futebol especialmente – quem atrai muita atenção dos paraibanos, sobretudo, pós-domingo no qual ficou registrada a desclassificação do Botafogo, Campinense e Auto Esporte com o Treze se salvando pelas tabelas em face de resultados dos adversários e não dele próprio.

Ora, se continuadamente, os ex-grandes clubes de futebol já não conseguem repetir campanhas memoráveis de tempos atrás, é de se indagar: o que está motivando essa degradação e de quem é a culpa, enfim, dessa meia tragédia.

Há vários fatores, mas o principal deles – penso eu – é da gestão, melhor dizendo, da condição administrativa mal conduzida gerando com isso balburdia interna entre os atuais e ex-dirigentes não permitindo harmonia suficiente para superar as adversidades.

Certamente que muitos vão apontar a falta de dinheiro e as dividas trabalhistas como principais entraves – momentaneamente o são – mas é que as gestões seqüenciadas de uns anos para cá não conseguem sair do processo “pião”, isto é, fazendo barulho e não saem do canto, além do mais não têm ousadia e credibilidade para dar novos passos.

Para não ir muito longe, lembro o Botafogo do Rio – exemplo de gloria e, recentemente, decandencia absoluta com o time caindo para divisões secundarias do futebol.

Pois bem, depois de tanto aperreio, botafoguenses como Bebeto (ex-tecnico e dirigente competente do vôlei brasileiro) e Carlos Augusto Montenegro resolveram criar um novo processo, embora não esteja ainda totalmente superado porque divida grande não é fácil de resolver rapidamente,.

Pelo sim, pelo não, o fato é que o Botafogo voltou a brilhar, já foi campeão novamente e, neste domingo,conquistou o segundo turno para enfrentar o Botafogo.

No caso do alvi-negro da Paraíba, são muitos fatores, entre os quais a falta de harmonia entre a atual e ex-dirigentes do clube (estes, não deixam o Botafogo andar), além do mais Roberto Burity, Rodolfo Pinheiro e Nelson Lira não conseguem atrair a quantidade suficiente de apoios necessários para superar as dividas porque, entre outras coisas, o tempo é de gestão tem sido curto, volta e meia misturam um pouco futebol com política, além do mais falta transparência total para a torcida voltar a confiar inteiramente na diretoria.

Somente quando um dia o Botafogo resgatar essa credibilidade é que o time poderá voltar a ser campeão e ser chamado de glorioso, predicativo que há tempo não é.

O mesmo diga-se e aplique-se ao Campinense e Auto Esporte.

Justiça seja feita

Diante da decadência dos ex-grandes, precisamos reconhecer a luta dos clubes anteriormente intermediários, como Nacional e Esporte de Patos, além do Sousa – este devendo muito a Aldeone Abrantes.

Nos três casos foi preciso gestão eficiente para atrair e conquistar o apoio da torcida, sem o qual não se vai para frente.

Este é o segredo conhecido por todos mas praticado por alguns.

Almoço e filosofia

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, anda decidido a ampliar reformas que provoquem mudanças de cultura no trato das coisas publicas na cidade.

O espaço urbano, segundo ele, precisa ser dedicado à coletividade e não a poucos.

Ontem, ele voltou a expressar que anda renovando princípios filosóficos para cuidar do futuro político, mesmo abdicando de alimentos diets pois diz que não precisa viver muito mais da conta para não dar mais dor de cabeça aos seus desafetos.

Ao lado do amigo e consultor voluntário, professor Lúcio Flávio, ele degustou a cozinha do SAGARANA – mais importante e seletiva exposição e e degustação gastronômica da Paraíba – tendo o olhar atento e seguro da professora Ariane Vasconcelos, secretária da Educação.

O time anda harmomizado.

Cássio e o dialogo nacional

A Paraíba não dimensiona a forma e feed-back (reverberação) que existe entre o governador Cássio e grandes lideranças nacionais.

Fora daqui, quando está em fóruns de alta carga de lideres ao redor, Cássio impressiona pela desenvoltura de “gente grande”, no top das figuras nacionais.

Foi assim, nos últimos dias, em Comandatuba (BA), no encontro de Lideres, ao receber Medalha da Inconfidência, em Minas, e no encontro da Segurança, em Recife, quinta-feira.

Umas & Outras

…A cidade de João Pessoa ainda não deu conta de que o Restaurante Sagarana dispõe da melhor opção gastronômica com preço compatível ao sabor e bolso.

…Walter Aguiar vai ocupar espaços na TV e Radio O Norte para falar de gastronomia.

…O escritório de Roberto Carlos advertiu o também interprete Abelardo Jurema Filho para que não lance o seu novo CD com musicas do Rei sem autorização. Abelardinho anda ansioso à espera da liberação, até porque o trabalho está pronto.

Última

“Mas é muito bom saber/
Que eu tenho um grande amigo…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.