Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Esquenta a disputa para o Senado da Paraíba; e agora, como fica na reta final?


19/09/2022

Candidatos ao Senado Federal, na Paraíba - Fotomontagem: Portal WSCOM

A cena de disputa na Paraíba pela única vaga do Senado apresenta cenas de alto suspense, conforme indicam a última pesquisa veiculada apontando contexto de liderança de Ricardo Coutinho (33%) seguido de Efraim Filho (20%) e registro de crescimento surpreendente de Polyana Dutra (16%).

Chama mais a atenção que, quando projetado o cenário sem Ricardo Coutinho, que se mantém impugnado, Polyana sobe para 25% empatando com Efraim Filho também com 25%.

Bom, não precisa ser jurista ou cientista político para, primeiro, admitir que dificilmente Ricardo conseguirá se tornar elegível por conta do fator Unanimidade nas decisões doa tribunais que o impedem registrar a candidatura e, segundo, a tese de Voto Útil de Lula em nível nacional está, ao que parece, se manifestando na disputa senatorial paraibana.

PERIGO PARA EFRAIM

É verdade, sem contestação, que Efraim Filho tem musculatura e consolidou margem de 20% no mínimo, entretanto, não consegue crescer sobretudo diante da fragilidade legal de Ricardo gerando crescimento real da filha de Pombal.

Este é um contexto preocupante para o líder da UB, sobretudo porque Lula termina por influenciar a favor de Polyana, assim como consequência contra Efraim.

Em síntese, a reta final chega com cenário aberto apresentando reação de Polyana nas circunstâncias esperadas.
E, observem, que os apoios de Efraim se mantêm renovados, mas podendo já estar sofrendo efeitos de boicote silencioso, mesmo ele tendo potencial.

Tudo pode acontecer.

ÚLTIMA

” Em terra de cego/ quem tem um olho é rei…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.