Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Educação

Eleições da UFPB: Valdiney candidato, possibilidade de greve em meio às regras apressadas, pouco debate e risco de contestação


25/03/2024

A Universidade Federal da Paraíba, maior bem do ensino superior do Estado, se prepara para conviver com nova fase de debates e consulta às comunidades universitárias visando escolhas de Reitor(a) e Vice, possivelmente em abril. O fato novo é a condição do atual reitor Valdiney Gouveia ter revelado que vai disputar a reeleição.

Desta feita, em 2024, já se articula a partir de Brasília um movimento puxando greve geral dos professores para abril, mês que antecede período de férias do alunado em maio – ou seja todo este contexto acaba prejudicando o processo eleitoral com poucos dias, 20 e pouco no máximo, sem tempo suficiente para debate exaustivo sobre o futuro da UFPB.

O fato político extraordinário diante da greve é a reação docente frente ao Governo Lula que assegurou reajuste de 9% aos professores – algo negado de Temer até Bolsonaro. Só pode haver movimento contra Camilo Santana.

RISCO E MOTIVAÇÃO

Há que se considerar a condição soberana do CONSUNI em definir as regras das eleições, mas já a partir da definição do voto paritário, isto é, aluno, servidor e professor tendo mesmo peso este quesito pode vir a se questionado no MEC que, invariavelmente aplica pesos diferentes para docentes, estudantes e funcionários.
Este é um aspecto que pode ser contestado na instância superior e assim afetar o processo em si.

MAIS PRESSA E EFEITOS

Dentro da estratégia de representantes das três entidades – ADUF, SINTESP e DCE – de acelerar o processo eleitoral eis que o CONSUNI decidiu por um turno só e não dois turnos, como narra a história afetando diretamente o processo democrático porque fica a Impressão evidente de se apressar não permitindo debate fundamental ao processo. É como se fosse passar de roldão do jeito que for.

CANDIDATÍSSIMO

Eis o resumo do novo momento da disputa eleitoral na UFPB com a novidade já conhecida pelo Portal WSCOM: o professor Valdiney Gouveia vai disputar a reeleição.

Foi o que ele próprio disse em encontro casual no CCHLA semana passada.

Agora também se manifestam candidatos Lucidio Cabral. Terezinha Domiciano e Walmir Rufino – em respeito à ordem alfabética.

Trocando em miúdos, agora a campanha vai começar pra valer.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //