Opinião
Eleições na UFPB: Consuni decide por voto paritário; debate agora é sobre 2 turnos; proposta de um turno favorece Terezinha Domiciano
21/03/2024
O processo eleitoral da UFPB encerrou na manhã desta quinta-feira com capítulo especial em diante do Consuni – Conselho Superior – definindo que o processo eleitoral terá voto paritário entre os três segmentos da Comunidade Universitária, diferentemente da proporcionalidade do peso dos professores, servidores e estudantes, como dantes.
Vamos aos números da decisão de agora, sem dúvidas sofrendo influência decisiva de ADUF SINTESP e DCE com seus braços ideológicos à Esquerda, sem dúvidas.: 34 votos favoráveis, 1 contra e 3 abstenções.
O GRANDE ENFRENTAMENTO
Quem acompanha os processos da UFPB conhece o humor e encaminhamento de seus líderes e Segmentos. No período da tarde vai pegar fogo o debate sobre se as eleições acontecem em dois turnos ou, como em curso, se projete em um só turno.
A alegação de setores é de que o TRE cede às urnas para votação até junho e ainda em maio os alunos estão de férias. Esses dois fatores levam setores a defender a disputa em um só turno, algo que efetivamente tende a contribuir para a chapa da candidata Terezinha Domiciano.
O fato é que a quebra democrática de dois turnos enfraquece também em tese o processo representativo, algo que as lideranças políticas precisam dimensionar se vale à pena a manobra.
Sem dúvidas, as eleições começam a pegar fogo onde os discursos precisam se alinhar às boas práticas democráticas, antes que tudo seja só um conchavo.
Última
“O olho que existe é o que vê”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.