Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

Eleição em Cajazeiras (1976)


02/09/2015

Foto: autor desconhecido.

  

Acompanhei com grande interesse, mesmo a distância, o desenrolar da campanha para prefeito de Cajazeiras no ano de 1976. O pleito ganhou uma motivação extra à disputa entre os dois candidatos mais fortes, ambos filiados à ARENA. Dois médicos, bastante conhecidos na cidade, mediam prestígio junto ao eleitorado. Cada um querendo mostrar força a partir do apoio oferecido ao seu respectivo candidato.

De um lado Dr. Epitácio Leite Rolim, ex prefeito do município, apoiando seu colega de profissão Dr. José Derville Araruna. Em posição contrária o jovem médico Francisco Deusdedit Leitão (doutor Detinho), que defendia a postulação do empresário Francisco Matias Rolim.

Ambos ocupavam cargos de confiança no governo do Estado, com Dr. Epitácio se colocando hierarquicamente acima do seu adversário, sendo responsável pela direção da Regional de Saúde do alto sertão paraibano, enquanto o doutor Detinho, exercia a função de diretor do Hospital Distrital de Cajazeiras. Isso fez com que o Dr, Epitácio tentasse a exoneração do seu subordinado, como forma de pressão para afastá-lo do processo eleitoral. Não conseguiu seu intento porque o diretor do hospital tinha fácil acesso ao governador, através de seu tio e xará (meu pai), que assumia o cargo de Sub-chefe da Casa Civil do governo. Ivan Bichara preferiu não tomar partido nessa querela local, considerando tratarem-se de dois auxiliares do seu governo.

Esse embate deu movimentação e vibração à campanha. Parecia até que os candidatos eram os médicos que se enfrentavam como apoiadores dos verdadeiros disputantes. Procurando potencializar cada ala da refrega eleitoral, os médicos saíram em busca da ajuda de duas das maiores lideranças políticas da Paraíba vinculadas a ARENA, João Agripino e Ernani Sátiro, ex-governadores. Conseguiram colocá-los em palanques distintos, Agripino, ao lado de Epitácio, recomendando a eleição de José Araruna, e Ernani, juntamente com o doutor Detinho, orientando os eleitores a sufragarem o nome de Francisco Rolim.

As urnas apresentaram um resultado que apontava o surgimento de uma nova liderança na política local. Doutor Detinho vencia a luta, ao ver eleito seu candidato, demonstrando assim robustez política, uma vez que havia derrotado um dos mais experientes líderes daquele município. Recebi com grande alegria a vitória que consagrou meu primo na sua primeira experiência política. Cajazeiras, naquela eleição, passava a ter um novo prefeito e um novo líder político.

• Integra a série de textos ‘INVENTÁRIO DO TEMPO II”.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.