Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Efeitos da candidatura de Tebet na PB; RC ampliando crise com João Azevêdo a afetar Lula, e a chama de Daniella Ribeiro candidata


19/05/2022

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Em discurso, senadora Simone Tebet (PMDB-MS). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

 

Quem cobre os bastidores da política no País, em particular na Paraíba, convive com fartura de assuntos de forte impacto na sucessão de 2022 tanto a partir dos fatos nacionais, a exemplo da possibilidade de Simone Tebet sair candidata implodindo João Doria, que resiste, até afetando a situação do senador Veneziano Vital como candidato alinhado ao PT.

 

Está na cara que a construção da Terceira Via com Tebet deixa o senador paraibano em saia justíssima porque não conviverá bem com Lula nesta nova condição imposta pelo MDB. Está mais do que evidente o imenso desconforto podendo inviabilizar sua composição com o PT.

 

RICARDO RETOMA A CRISE

 

Nos últimos tempos, o ex-governador Ricardo Coutinho resolveu encarar a rua e os debates com sua conduta e retórica profissional, mesmo de semblante abatido não para de se auto defender no caso da Operação Calvário e, no plano político em si, criando problemas para Lula diante do discurso ressentido contra João Azevedo, também aliado do ex-presidente na Paraíba.

 

Ricardo não para de querer colocar gosto ruim na gestão de João dando demonstração clara de ressentimento calcado em teses insustentáveis porquanto em pouco mais de 3 anos não fosse a capacidade de gestão do atual governador o Estado viveria o caos.

 

Ao contrário do que RC expõe de ódio, a gestão de João, por exemplo, triplicou em 3 anos a quantidade de escolas com tempo integral deixada por Ricardo em 8 anos. Eram 100 e hoje são mais de 300. Este é só um mínimo detalhe diante de 2 anos em 8 meses da mais grave Pandemia de todos os tempos.

 

Aliás, este tom raivoso deve gerar problemas na campanha de Lula na Paraíba porque ressentimento eivado de invencionices não se traduz em desfecho agradável.

 

DANIELLA, CANDIDATA

 

A senadora Daniella Ribeiro se mantém muda, calada, mas agindo como se fosse pré-candidata ao Governo levando em conta pesquisas qualitativas a ajudar a imagem feminina na disputa, só que este projeto implode a candidatura de seu irmão ao Senado, em tese com João Azevêdo.

 

É uma hipótese ainda, entretanto, a merecer desfecho proximamente porque o tempo urge.

 

O fato é que estes são os assuntos de bastidores mais frequentes na atual conjuntura.

 

CÍCERO FICA COM JOÃO

 

Embora inexista rompimento do prefeito de João Pessoa com Aguinaldo, na prática Cicero age como aliado para gerar composição entre o deputado e o governador, entretanto, se Daniella avançar e criar problemas o chefe do Executivo pessoense apoiará João. É o que se diz nos bastidores.

 

VITAL, ÚNICO

 

O ministro do TCU, Vital do Rego Filho, foi o único integrante da Corte a votar contra a privatização da Eletrobrás.

 

Marcou posição.

 

ÚLTIMA

 

“O fole roncou no alto da serra…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //