Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

E agora, definidos os pré-candidatos ao Governo, quais os novos passos e prospecção de futuro da disputa?


25/02/2022

Sede do Executivo estadual paraibano - Palácio da Redenção/Foto: arquivo

 

Não precisa ser Doutor em Ciência Política para identificar que com a filiação pomposa do governador João Azevêdo e aliados ao PSB na quinta-feira, já é possível identificar com os outros fatos da semana que existem projetadas as pré-candidaturas do senador Veneziano Vital, do deputado federal Pedro Cunha Lima e o multimidia Nilvan Ferreira.

 

Se o conjunto de dados expostos faz sentido e tem perspectiva de consolidação no decorrer dos dias certamente há que se identificar os vários projetos em curso porquanto cada um dos nomes reproduz uma simbologia.

 

No caso do governador, ele deu arrancada à reeleição três dias depois de seu ex-aliado, senador Veneziano Vital, ter feito idêntico gesto de pré-candidatura. Os dois disputam a prevalência do efeito Lula com perspectiva de dois palanques de apoio ao petista.

 

A rigor, examinando friamente os dados, João Azevêdo consolidou um arco de alianças expressivo desde a retomada da Frente de Esquerda ( PV, PC do B, Rede e Petistas, cujas projeções identificando 72% do partido) mais partidos e lideranças de Centro e Direita, como Republicanos, Avante, etc.

 

Chamou a atenção a ausência do PP, do prefeito Cicero Lucena e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro na festa do governador.

 

Já Veneziano ocupa tempo e estratégias para reforçar a chapa com Vice de peso e ainda pré-candidatos competitivos à Câmara e Assembléia.

 

OPOSIÇÃO MAIS FORTE

 

Mesmo que Veneziano esteja sendo considerado oposicionista ao governador, são os dois outros pré-candidatos, Pedro e Nilvan, quem produzem discursos mais ásperos de Oposição.

 

Além de tudo, representam a banda da disputa pró João Doria e Bolsonaro, respectivamente, com Pedro atraindo a figura emblemática do Pastor Sérgio Queiroz, provável candidato ao Senado ao seu lado. Se traduz, no mínimo em incógnita.

 

Já Nilvan é 100% Bolsonaro e seu significado já posto com proximidade a muitas políticas de retrocessos e os dramas da economia e das questões sociais.

 

É deste modo que vamos acompanhar o presente na direção do futuro.

 

UMAS & OUTRAS

 

… Subiu o sinal amarelo sobre a possibilidade da senadora Daniela Ribeiro vir a ser candidata. Embora com torcida localizada não é projeto fácil de emplacar até levando em conta seu irmão, Aguinaldo.

…Cresce a aposta sobre quando o presidente estadual do PT paraibamo, Jackson Macedo, vai convivar reunião da Executiva ou do Diretório para encaminhar o projeto eleitoral de 2022.

 

…Setores ligados ao governo têm buscado dialogar com o deputado federal Wellington Roberto, do PL.

 

ÚLTIMA

 

“Ando devagar /porque já tive pressa…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.