Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

E agora, como ficam Estado e País com reeleição de João e retorno ao Poder de Lula? Os desafios que se apresentam


31/10/2022

Foto: autor desconhecido.

Embora com conjunturas diferentes e de circunstâncias também próprias, não há o que se contestar diante do resultado frio das urnas: João Azevedo sacramentou a reeleição por 4 anos diante de um presidebte Lula eleito pela terceira vez – nos dois casos com adversários derrotados mas de resistências e votação expressiva.

 

Este é o resumo da ópera com o mundo já vem se manifestando reconhecendo a nova fase de alta expectativa em torno de Lula em face das difíceis agendas sobre questões vastas, entre as quais a geopolítica global e a pauta ambiental.

O fato é que o Brasil acorda nesta segunda-feira com clima e realidade diferentes impondo ao cenário de Poder no País a construção do processo de transição até dezembro e preparação para a esperada terceira posse de Luiz Inácio Lula da Silva eleito pelo voto popular com o Nordeste cumprindo papel determinante.

 

PARAÍBA DE DISPUTA

 

O resultado eleitoral na Paraiba apresentou uma realidade distinta porque o então candidato adversário Pedro Cunha Lima teve desempenho qualificado ao final do processo de apuração conduzindo consigo expressiva votação em João Pessoa e Campina Grande tornando-o referência na política.

 

O resultado da Grande João Pessoa, por exemplo, obriga o governador reeleito João Azevedo a examinar com frieza os números e os recados dados pelas urnas porque seus aliados nesta faixa territorial não produziram resultados à altura, portanto, entre os desafios está a recomposição da equipe e de estratégias para novo mandato.

 

Como exposto em entrevistas após o resultado, João está sereno e sabedor de que ajustes serão precisos para a nova fase com base política ampliada.

 

Voltaremos ao assunto, mas as duas vitórias são incontestáveis.

 

ÚLTIMA

 

“Amanhã/ será um novo dia…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.