Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Debate da Band/Manaíra não apresenta nenhuma novidade; enfrentamentos entre candidatos inalteram quadro eleitoral


08/08/2022

Se depender do conteúdo do debate da TV Manaíra, leia-se Band, na noite deste domingo (7), em João Pessoa, entre os 7 candidatos presentes em estúdio, certamente o saldo de tudo não apresentará nenhum fato novo capaz de mudar rumos no processo.

O contexto da estrutura dos candidatos no debate expôs uma realidade de saldo desproporcional porque, como se viu, a maioria se apresentou com tom oposicionista diante do governador João Azevedo que, com números e dados, soube se sobressair às continuadas críticas.

Repetimos: na verdade, os candidatos se apresentaram com estilos diferentes, próprios, onde seis candidaturas se credenciaram como de oposição diante de uma só de Situação representada pelo governador João Azevêdo, alvo da maioria. Em tempo, o candidato à reeleição se apresentou com argumentos à altura.

Chamou a atenção, por exemplo, do candidato Veneziano insistindo em querer desqualificar as ações do governo, mas com respostas de João em tom incisivo de contraponto ainda o tratando como contraditório por ter estado até recentemente o defendendo.

No debate, Pedro Cunha Lima conduziu sua performance em cima da estratégia de se apresentar com discurso diferenciado insistindo em cortar despesas orçamentárias, mas tendo reação em contrário dos concorrentes.

Nilvan Ferreira dentre todos os candidatos foi quem assumiu de forma clara a condição de candidato de Bolsonaro se posicionando em oposição ao governo do Estado com abordagens convencionais.

Já o Major Fábio se conduziu na mesma condução de candidato de oposição sem apresentar performance diferenciada.

Importante registrar as participações de Adjany Simplicio e Antônio Nascimento, dos partidos considerados nanicos, pois mesmo sem condições de disputa ao governo, mas pontuando defesas específicas dos trabalhadores e dos setores minoritários.

Em síntese, o conjunto do debate não alterou em nada o futuro eleitoral e, ao final, deu ao governador um saldo a seu favor.

ÚLTIMA

“A saída está na Democracia”.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //