Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Crise se espraia e deve afetar 13º salário


06/11/2015

Foto: autor desconhecido.

BRASILIA – Pelas contas de comissões especializadas do Congresso Nacional, muito provavelmente acima de 16 administrações estaduais e centenas de prefeituras não vão poder pagar o 13º Salário em face da redução drástica do repasse dos Fundos Estadual e Municipal porque na ponta o volume dos negócios caiu afetando o IPI, ICMS, etc.

Na Paraíba, para não vivermos de ilusões distantes, o Governo do Estado acaba de anunciar redução de pessoal terceirizado e no custeio, neste último caso retraindo em torno de 30%.

A Prefeitura de João Pessoa, da mesma forma que a de Campina Grande também falam em necessidades de reduzir o tamanho da despesa, sob pena de não ter condições de pagar os serviços básicos. Aliás, os pagamentos andam retardados e não se sabe ainda até onde este cenário vai bater.

PARAIBA X DEMAIS ESTADOS

A crise de fato chegou o Governo estadual, mesmo assim não é exagero algum admitir que, comparada a realidade dos demais estados, o da Paraiba insiste em reduzir despesas para manter o mínimo possível de ações e obras – estas em retração.

Seguro no cofre, o governador Ricardo Coutinho faz do rigor e do aperto das contas como meio de evitar o pior, que é a impossibilidade de pagamento de serviços e pessoal, embora seja improvável no caso paraibano chegar a este estagio.

BATINGA: É OU NÃO É

O ex-deputado estadual Carlos Batinga assumiu a Semob. Ninguem discute a capacidade do engenheiro, entretanto, o discurso dele de que não é indicação pessoal é elemento estranho porque, como membro do PSC, insinuaria-se de que ele é fruto de um pacto partidário, embora ele negue.

Em síntese, a parte técnica precisa resolver a parte política. O prefeito Luciano Cartaxo reforçou a equipe com um experiente engenheiro de mobilidade.

UMAS & OUTRAS

…Marcondes Gadelha assume no dia 1o de dezembro o mandato na Câmara Federal.

…Os multimídias Fernando e Napoleão de Castro foram visto em jantar ontem com o presidente da AESA, João Fernandes, expert em matéria de estudo sobre recursos hídricos.

…A assessoria do senador Raimundo Lira precisa ficar mais antenada com os processos e pessoas ligadas ao gabinete / Paraiba. Ontem, figuras de expressão presentes ao 18 andar do senado passaram mais de 1 hora para serem atendidos. Se quiser ser candidato competitivo em 2018, Lira vai precisar rever este tratamento.

…O deputado federal Luiz Couto anda alternando fim-de-semana sim e não para visitar as bases e/ou ficar em Brasilia.

…Não é confortável o que se diz da ausência de parlamentares nas reuniões da bancada federal paraibana. “Diferentemente do Rio Grande do Norte, por exemplo, onde todos comparecem”.

…Deputado federal Damião Feliciano acaba de chegar de Nova York, onde foi em missão parlamentar. Quem tem o mesmo destino neste mês é Rômulo Gouveia, este com muito prestigio junto ao PSD e Kassab.

…O ex-senador Ney Suassuna estará na Paraíba em breve.

…A eleição na OAB/PB vai esquentar. Ferver, melhor dizendo.

ÚLTIMA

“Adeus Brasilia/ vou pra outra cidade…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.