José Nunes

Jornalista, escritor e integrante do IHGP.

Economia & Negócios

Criador ressalta importância da assistência técnica


11/01/2021

Foto: autor desconhecido.

O pecuarista Jairan Alves da Siva, do município de Aroeiras, no Cariri paraibano, testemunhou que a assistência técnica ajudou a melhorar o desempenho de seu criatório de vacas, com o aumento da produção de leite e, consequentemente, mais ganho para sua família.

Com assistência técnica e gerencial do Senar, dentro do programa Agronordeste, Jairan (na foto com o técnico Fernando) disse em doze dias seu rebanho bovino passou a produzir mais leite e, assim, trazendo ânimo para continuar com sua atividade pecuária. “Eu estava sem motivação, pensando até em acabar a atividade”, disse. No entanto, em menos de duas semanas, teve um aumento de 195 litros de leite.

O criador tem quatro vacas em lactação, mas fazia apenas uma ordenha por dia. Depois das orientações, uma das primeiras recomendações que recebeu foi sobre o manejo, orientando que passasse a fazer a ordenha duas vezes ao dia.

Atendido pelo veterinário Fernando Grosso, técnico de campo do Senar, ele contou que ao chegar à propriedade, faz levantamento e encontrou alguns pontos com relação à nutrição e manejo que precisavam ser mudados. Procedidas às orientações, pouco tempo deixou o produtor sentiu os efeitos positivos. O técnico explicou que o criador fornecia uma ração de baixa qualidade, desbalanceada e uma quantidade inferior à necessidade metabólica dos seus animais. “Aos poucos, nós fomos corrigindo isso e ele conseguiu diminuir custos e aumentar a produção, quase que dobrando, com a mesma quantidade de animais”, explicou. (Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Faepa/Senar-PB)


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.