José Nunes

Jornalista, escritor e integrante do IHGP.

Economia & Negócios

Cresce número de produtores orgânicos no país


14/01/2021

Foto: autor desconhecido.

Já são mais de 17 mil propriedades certificadas em todas as unidades federativas do Brasil como produtoras de alimentos orgânicos, de acordo com o Sebrae (2020), divulgou a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

A maioria das propriedades certificadas é de pequenos agricultores. A redução do uso de agrotóxicos significa menores níveis de poluição dos recursos naturais e dos alimentos produzidos. Mas e como resolver as pragas e doenças que afetam as plantações? O controle biológico e o manejo integrado de pragas e doenças são algumas das práticas desenvolvidas para reduzir a utilização dos agrotóxicos.

O resultado é claro: alta produtividade, qualidade, sustentabilidade e economia. Os desafios de insumos para a produção, de comercialização, distribuição e gestão estão presentes, mas com os serviços da Ater Pública os agricultores familiares avançam. Tanto é que a cada ano o consumo de produtos orgânicos cresce anualmente cerca de 25% (Sebrae, 2020). Para a Ater Pública, conscientizar os produtores quanto à redução do uso de agrotóxicos é segurança para quem planta e para quem consome.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //