Economia
Consórcio Nordeste se incorpora às articulações de Lula visando encarar efeitos do tarifaço e ainda se reunirá com presidente
29/07/2025

Iniciativa prudente e necessária diante do momento de impacto nos negócios do Brasil, em particular do Nordeste, diante das medidas draconianas a serem adotadas pelo governo Trump, como se traduz a mobilização do Consórcio Nordeste de se envolver em articulações comuns ao Governo Lula.
O presidente do grupo, governador Rafael Fonteles, age com conhecimento de causa e na defesa de diversos setores nordestinos a serem afetados com o tarifaco.
Nesta terça-feira, logo cedo, a assessoria de comunicação do Consórcio traduziu bem o significado deste momento na relação com governo federal.
“Diante das novas barreiras tarifárias anunciadas pelos Estados Unidos — apelidadas de “tarifaço” —, o Consórcio Nordeste deu início a uma articulação emergencial com o Governo Federal, por meio da APEXBrasil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para proteger os setores produtivos da região e evitar prejuízos à economia e ao emprego nos estados nordestinos.
As tarifas norte-americanas atingem diretamente cadeias produtivas estratégicas do Nordeste, como fruticultura, apicultura, setor têxtil, calçadista, metalmecânico e indústria automotiva, ameaçando milhares de empregos, pequenos e médios negócios e arranjos produtivos locais que sustentam a economia regional.
“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste, governador Rafael Fonteles.
O Consórcio já está contribuindo com um mapeamento técnico e detalhado dos impactos por estado e por setor, estimando perdas econômicas e identificando empresas e produtos atingidos. A proposta é articular novos mercados, reforçar a capilaridade das exportações e conectar os produtos nordestinos a novas rotas internacionais.
Além disso, os governadores nordestinos terão uma agenda conjunta com o presidente Lula nos dias 5 e 6 de agosto, em Brasília, para alinhar medidas e fortalecer o enfrentamento ao tarifaço:
• 5/08 (manhã): Participação na reunião do Conselhão, onde o presidente Lula debaterá o impacto das tarifas americanas;
• 5/08 (tarde): Assembleia Geral do Consórcio Nordeste;
• 6/08 (tarde): Reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e a ministra Gleisi Hoffmann.
“Defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças”, concluiu Rafael Fonteles.
Com essa ação coordenada, o Consórcio Nordeste reafirma seu protagonismo e compromisso com o desenvolvimento regional e nacional, atuando de forma integrada e estratégica diante de desafios internacionais”.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.