Política

Como a nova articulação da Oposição Nacional pode refletir na Paraíba diante do Cidadania, PV e PSB; haja suspense!

30/05/2020


Congresso Nacional - Imagem ilustrativa

Aos poucos, mas de forma consistente, a conjuntura política nacional tem criado condições de formação de nova Frente partidária no Congresso Nacional com tamanha amplitude que tem tudo a ver com respingos nos Estados. Na Paraíba, por exemplo, vai ser preciso paciência e estudos para entender como Cidadania, PV e PSB vão conviver sabendo dos sérios problemas internos.

O primeiro grande entrave entre PT e PDT por conta da relação conflituosa de Ciro Gomes com Lula vem sendo debelado em nome de um projeto partidário mais ampliado, da mesma forma que rusgas entre o Cidadania (leia-se Roberto Freire) com o Petismo também tem sido superadas.

NA PARAÍBA

O primeiro forte efeito da nova Frente Partidária é tirar o carimbo que os socialistas ligados ao ex-governador Ricardo Coutinho de taxar de Direita o Cidadania na Paraíba.

A construção nacional tipifica o partido liderado pelo governador João Azevêdo no campo progressista e isto terá natureza especial porque até contextualizará os socialistas, ex-ricardistas, de forma mais confortável ideologicamente.

Outro efeito importante para os tempos à vista é a inserção do PV no bloco progressista fazendo valer a participação do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, no campo ideológico progressista, algo que havia perdido ao aderir ao PSD, de Gilberto Kassab.

Neste contexto, o ex-governador RC se mantém isolado sem condições de entendimentos com o Cidadania e PV, da mesma forma que com os demais partidos de Centro – Direita a exemplo do PSDB, DEM e de certa forma o MDB ao apoiar a pré-candidatura bolsonarista do apresentador Nilvan Ferreira.

Sem tirar nem pôr, Cidadania e PV passam a ter motivações para entendimentos nas eleições municipais de uma forma que inserem Azevêdo e Luciano num patamar de possibilidades antes inexistentes.

PELA DEMOCRACIA

Entidades e instituições expressivas da Paraíba estão se articulando para lançar na próxima semana um Manifesto em defesa da DEMOCRACIA e da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Tem tudo para ter grande repercussão.

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.