Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Economia

Como a gestão política com ações econômicas têm mudado o patamar do Brasil para melhor


21/12/2023

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), participam da sessão solene de promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. — Foto: Ricardo Stuckert

O mês de dezembro de 2023 chega ao seu final registrando fatos extraordinários na agenda nacional de Governo, a exemplo da promulgação da Reforma Tributária e a elevação do patamar econômico levando o País a retornar ao status de compor as 10 maiores economias do mundo – tudo isso simbolizando muito na direção do futuro.

O caso da Reforma Tributária é fator histórico e fundamental para as próximas décadas do Brasil, agora com o selo do presidente Lula diante de engenho capaz do ministro Fernando Haddad.

É verdade que muito ainda precisa ser ajustado diante da conjuntura nacional sob efeitos do clima global, mas até nesse quesito ambiental o Brasil chega ao final do ano com saldo muito positivo na condução dos debates a partir da COP 28 e outras ações diplomáticas criticando fortemente a ONU por ter perdido o papel de intermediação de crises.

A rigor, mesmo “em meio a um cenário de desaceleração econômica global, o Brasil tem motivos para otimismo.

Ao fechar o ano de 2023 com um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 2,13 trilhões, o país, com o governo Lula, alcançou o nono lugar das maiores economias do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Isto precisa ser registrado porque no ano passado, o Brasil ocupava o 11ª lugar no ranking.

Agora, de acordo com o relatório do World Economic, o país ultrapassou o Canadá, com PIB previsto de US$ 2,12 trilhões.
Neste contexto global e nacional registremos também a performance dos estados nordestinos que, apesar das dificuldades conjunturais chega ao final do ano com clima positivo na direção de 2024.

Aliás, será exatamente no próximo ano que teremos muito o que comemorar a partir do aniversário de MAIORIDADE da Revista NORDESTE, que estará comemorando 18 anos de circulação nacional ininterrupta.

Vamos avançar!


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //