Paraíba
Comissão da API conhece e endossa projetos para Centro Histórico em sintonia com Iphan
22/10/2022

Enfim, algo de especial se registra na cena de cuidados e políticas públicas para revitalização consequente voltadas ao Centro Histórico de João Pessoa há tempos carecendo de ações sustentáveis, sobretudo nesta fase de implantação do Polo Tecnológico “Horizontes da Inovação” no antigo prédio do Colégio Nossa Senhora das Neves.
Esta ampla síntese, que bem nos lembra a sabedoria de José Octávio de Arruda Melo, se traduz na essência de demorada reunião entre representantes da Seplan/PMJP a partir do secretário José William e a Comissão do Centro Histórico da API liderada pelo presidente Marcos Wéric e personalidades reconhecidas.
Pelo nível do debate existente, ficou evidente para os diversos representantes, que os projetos apresentados pela Seplan na direção do Centro Histórico concretizam ajustes inexistentes anteriormente e se alinham ao que defende o Iphan e os organismos de preservação, sobretudo no projeto de reorganização do Porto do Capim.
Aliás, neste último caso ficou comprovada a iniciativa de adequação às reivindicações da comunidade da área incorporando serviços básicos e a moradia próxima ao local com a desapropriação do antigo prédio da Proserv.
SENSIBILIZAÇÃO
O encontro especial entre Seplan e Comissão da API ao que parece selou um novo Pacto de Revitalização e Cuidados Especiais na direção do Centro Histórico, agora precisando de alinhamento final para tirar do papel o importante projeto de reorganização da área.
Há que se considerar diversas outras iniciativas em curso pela PMJP para reabitar o Ponto de Cem Reis, concluir a obra inacabada do Conventinho, instalação do Polo de Cinema na antiga Fábrica da Matarazzo, o Parque Ambiental no antigo Lixão do Roger, a ocupação do antigo prédio da Prefeitura com a Guarda Municipal, a retomada do projeto com Governo Espanhol, implantação do Memorial Sivuca, etc, tudo isso em torno do Polo Tecnológico mudando definitivamente a economia da área.
MOMENTO DECISIVO
Trocando em miúdos, a API chega num momento importante da história moderna de João Pessoa para resgatar e fortalecer nosso Centro Histórico. Em tempo, há de se agradecer e ressaltar a participação de Gente dedicada e capaz nesse debate oportuno nas pessoas de:
Marcos Wéric
Afra Soares
Rafael dos Santos
Omar Bradley
João Almeida
Suelma Moraes
Mauricio Timotheo de Souza
José Augusto
Vereador Bosquinho
Representantes da Prefeitura
Carlos Cesar
Glaucienne Almeida – secretária da Habitação.
CONCLUSÃO
Chegou a hora de se resolver e remover definitivamente os possíveis pequenos obstáculos diante do atendimento à comunidade do Porto e a grande conquista da cidade em poder, enfim, ter acesso visual ao Rio Sanhauá até pelo aval existente do Iphan.
ÁREA A MERECER CUIDADO
Quem desce na rua João Suassuna na direção do Porto, logo que se chega próximo da Estação de Trem há uma área de Cortume invadida e hoje ocupada por rivais do tráfico. Este é um grave problema que a Comissão do Centro Histórico, a PMJP e o MPF precisam priorizar em resolver, pois o domínio de facções é situação muito séria.
O fato é que pela primeira existem reais condições de se construir este grande reforço à revitalização do Centro Histórico de João Pessoa.
Quem haverá de ficar contra tamanhos avanços?
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê …”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.