Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

“Comendo o pão que o diabo amassou”


12/09/2013

Foto: autor desconhecido.

Os momentos de infortúnios e de dificuldades, enfrentados no decorrer da vida, são relacionados ao dito que se está “comendo o pão que o diabo amassou”. É um padecimento e algumas vezes, são vistos como castigo divino pelos que têm crença religiosa.

No imaginário popular, essa situação de infortúnio, é algo como viver “no inferno” sob o império e domínio do espírito maligno. É preciso, realmente, crer em Deus para não se deixar abater nem se abalar por essa ameaça satânica. É bem natural essa interpretação, porque tudo o que é ruim se atribui a obra e intervenção do diabo.

Não se sabe ao certo a sua origem. Entretanto há quem diga que vem de uma estória em que se diz que Jesus ao caminhar no deserto, teria sido desafiado pelo demônio a transformar uma rocha em pão dizendo: – “Tu não és filho de Deus? Então podes tudo. Jesus teria respondido que nem só de pão vive o homem, negando-se a fazer o que pedia satanás. Irritado ele teria afirmado: se tu não fazes, eu faço. E fez de uma pedra, um pão. Mas ao fazer, ficou saltitando em cima amassando-o com os pés. E concluiu dizendo: quem comer deste pão vai sofrer muito na vida, pois comerá o pão que eu amassei.”- Verdadeira ou não essa origem do ditado, o fato é que, aqui e acolá, alguém está “comendo o pão que o diabo amassou”. Nessas horas o melhor é buscar o socorro de Deus.

Esse ditado popular “comendo o pão que o diabo amassou” é usado para mostrar o grau de desespero que a pessoa foi submetida ao passar por grandes dores, sofrimentos, dificuldades.

• Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”.

 

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.