Paraíba

China-Brasil, Santa Catarina, Aldir Blanc e Funesc


20/08/2020

Walter Santos, Publisher da Revista Nordeste e do portal WSCOM, vai à China.

Antigamente havia um ditado em que as pessoas em vez de dizer `vai passando´, disparavam um “vai a China”. Sim, como porque a China está à distância, e certamente a pessoa desapareceria do mapa local…  Tudo bem, tudo bom, eis que na atualidade a potência da China se espalha pelo mundo em movimento silencioso de altos investimentos e relações com outras nações, bem ao contrário dos EUA, que apesar de número um, dos poderosos, espalha guerras. NO Brasil foram comemorados 48 anos de bom relacionamento presente e pudemos assistir ao evento, em Recife, que registrou essa ação. Mais: a Revista Nordeste, editada por Walter Santos, foi convidada esta semana, e inserida como plataforma de mídia para dar maior visibilidade da presença da China em relação especial com o Nordeste do país, e com o Brasil, estendendo sua ação através do idioma mandarim e chegando até a China pelas mãos do consulado chinês no Brasil. Em outras palavras, é por isso que digo, no melhor e mais ilustre sentido, Walter vai à China.

Descaso com o Patrimônio Nacional

Enquanto Walter Santos se esforça para destacar o Nordeste e levar sua boa imagem até à China, e seria bom as nossas autoridades ficarem atentas para essa ação de proeza; eis que o Governo brasileiro age com descaso, divulgando a privatização da Fortaleza de Santa Catarina, forte localizado em Cabedelo, PB, e também o Forte Orange, na Ilha de Itamaracá – PE, e mais outros monumentos históricos no Brasil, desrespeitando a riqueza patrimonial, desconhecendo o valor comercial, turístico, e a importância da memória histórica de nosso país. Além de analfabetos culturais, o Governo ostenta um elenco de extraordinários destruidores da nação a partir do próprio presidente.

Aldir Blanc, a Lei emergencial chega mais próxima

O Governo sancionou a Lei Aldir Blanc, emergencial de cultura, para benefício dos artistas e contemplação também dos espaços culturais que sofrem o impacto da pandemia do Covid 19 no Brasil. Sim, apesar da liberação de 3 bilhões de fundos existentes com finalidade cultural nos cofres do próprio Governo, deveria ser uma ação emergencial, mas que leva meses para chegar até a ponta, e realmente ajudar aos trabalhadores da arte e da cultura. A Paraíba, como também os demais estados do país, sequer estava preparada, tendo que correr para produzir e publicar plataforma de cadastramento dos artistas, e inscrever seus projetos de contrapartida. Que o diga o Professor Damião Ramos Cavalcanti, Secretário de Estado da Cultura, e sua equipe, que arregaçaram as mangas e prometem, em nome do Governo da Paraíba, colocar no ar o cadastro, bem como a regulamentação estadual, a partir da próxima semana. A classe artística agradece.

A FUNESC de vento em popa.

O Jornalista Walter Galvão, atual diretor presidente da Fundação Espaço Cultural – FUNESC, assumiu o cargo e logo tratou de acionar a grade de programação virtual que aquela instituição promove através internet. São diversos programas envolvendo as áreas da arte e da cultura com apresentações de debates, cordel, música, cinema, artes cênicas, e outras ações. A partir de hoje a programação contempla o já consolidado evento Agosto das Letras, que esse ano homenageia a atriz e diretora Lourdes Ramalho.  Agosto das Letras será exibido de 20 a 22/08, através do canal próprio da Funesc, e para participar basta linkar o seguinte endereço:   youtube.com/funescpbgov .  Galvão pretende manter a programação do Calendário, além de propor novos projetos, que certamente a sua competência junto com a Equipe Funesc prometem assinatura de valor.

Última : Flávio Tavares, nosso ícone internacional quando o assunto passeia pelo melhor das artes plásticas, tem registrado maravilhoso trabalho na sua página no Facebook. Além de exibição dos quadros, ele tem prestado oficinas online, pintando e apresentando, dizendo a todos à que veio, porque é sem dúvida grande mestre das artes.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //