Geral
Centro Histórico Nacional
06/12/2007
Foto: autor desconhecido.
Foi o arquiteto Raglan Gondim quem, do outro lado do telefone, bradou: ´Mano, já somos patrimônio nacional´ – disse nesta quinta-feira, referindo-se ao Centro Histórico de João Pessoa como novo inquilino do reconhecimento brasileiro enquanto acervo histórico nacional.
Raglan, um dos mais competentes e comprometidos arquitetos no quesito patrimônio nacional, não sabia que, noutro momento e lugar o multimídia Onivaldo Junior grande revelação do jornalismo paraibano tinha estado com Fernando Moura, por telefone, direto do Rio de Janeiro, informando da mesma novidade extraordinária.
Os dois, os três, os tantos reproduziram uma decisão do Instituto do Patrimônio Nacional reunido na capital carioca sob o olhar atento de E.. e Umbelino de Freitas (guerreiros guardiões do nosso acervo histórico) que bem representam a novo instante da nossa preservação. Lembrava das cobranças que tanto exercemos junto a eles.
Quando li no WSCOM simultaneamente com a fala de Raglan, querido amigo da novidade, fiquei imaginando o quanto se faz preciso comemorar sem descuidar um só segundo de que há muito o que fazer.
O fato novo, extraordinário, chega na brilhante fase da gestão publica da cidade onde o prefeito Ricardo Coutinho se incorpora como principal tradutor deste momento especial. Sua trajetória lhe permite essa condição singular, lhe faz merecedor.
Devo lembrar que, quando soube da boa nova, estava chegando no prédio central da WSCOM de viagem afora curtindo a beleza arquitetônica de nossa empresa em pleno Centro Histórico cuja opção significa compromisso com o futuro sem descuidar do passado em cenário que bonifica a luta pela preservação de nossa memória.
A conquista que agora traduzo em Ricardo Coutinho é estágio muito além do Mago famoso, do zelador patrimonial. Tem mais gente, tem muito mais gente no processo, até mesmo adversários do prefeito como Cícero Lucena ao tirar de nossas vidas e cotidiano a malvadeza do Lixão do Roger.
Justiça seja feita, e é só isso, o que a vida quer.
Em síntese, enfim, João Pessoa se prepara nos próximos passos de Ricardo e da sociedade como um todo para construir, tomara!, a condição de Patrimônio da Humanidade antigo desejo de muitos.
Parabéns Centro Histórico, parabéns Iphan, Ricardo Coutinho, nossa cidade, nossa gente e todos quanto contribuíram com essa realidade.
Última
No recanto bonito do Brasil/
Sorri a minha terra amada…
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.