Marcos Tulio Gomes

Gestor e Tecnólogo.

Economia & Negócios

Celso Padilha e o seu gadget a favor da redução de custos


20/06/2021

 

 

Os recursos naturais do nosso planeta precisam ser consumidos de forma sustentável e por isso eu entrevisto hoje o Professor Celso Padilha, CEO da Inovathys, que decidiu solucionar o desperdício de energia e melhorar a eficiência hídrica e energética.

 

Celso Padilha, como funciona o seu sistema?

 

“O Sistema Modular para Controle de Dispositivos controla os dispositivos elétricos de forma automatizada, e além disso, o sistema monitora e prevê fatos ou ações que ainda nem mesmo aconteceram. Com a instalação de sensores, este sistema funciona por meio de comunicação wi-fi, onde um servidor remoto envia informações pela internet para ligar ou desligar equipamentos que estão conectados ao sistema, ou seja, de acordo com o horário ou necessidade, ou até mesmo com o movimento de pessoas no local, cada equipamento poderá ser ligado ou desligado.”

Padilha resume que basicamente o sistema liga e desliga equipamentos remotamente através da internet com a vantagem de se ter um monitoramento capaz de prever eventos ao serem analisados com business intelligence.

 

Eu perguntei ao CEO da Inovathys se essa inovação usa alguma inteligência embarcada que ajude o empresário a diminuir seus custos. E ele me respondeu o seguinte: “Com o uso da inteligência artificial, o SMCD, pode reduzir eventos que desperdiçam energia, tal como uma sala com diversos funcionários com ares-condicionados e computadores ligados, que por ‘n’ razões deixaram a sala vazia, será possível o dispositivo perceber e desligar os ares-condicionados e até mesmo os computadores diminuindo assim o desperdício de energia”.

 

Celso, seu sistema já foi testado em algum lugar?

 

Sim, foi. Em alguns lugares em que implementamos o equipamento para monitorar e deixar o ambiente mais inteligente, trouxe uma economia de 15% a 35% no consumo energético, mas ainda afirmo que a aplicação dos recursos de internet das coisas e inteligência artificial usados no dispositivos não necessariamente só serve para economia de energia, mas ela pode ser aplicada em diversas outras áreas como avaliar o ambiente de trabalho ou alertar sobre uma manutenção preventiva, o que além de economizar energia e melhorar a qualidade do ar no local, faz com que os equipamentos durem mais.

A Inovathys atualmente está sugerindo o conceito de IoT aplicado na redução de custos no município onde é pretendido inovar no trânsito de João Pessoa com soluções para que seja aberto ou fechado os sinais de acordo com o fluxo de carros e também em projetos onde serão reutilizadas a água do ar-condicionado para irrigar plantações de prédios públicos de forma inteligente.

 

“Neste momento existem diversas startups, sendo envolvidas em entidades governamentais, às universidades públicas e privadas, com intuito de desenvolver novas soluções inovadoras para o que chamamos de mercado 4.0, e a Inovathys quer muito estar neste momento trazendo mais e melhores soluções”, finalizou Padilha.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //