Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Cássio critica TCM; opositores contestam e acham-no sem isenção


27/11/2015

Foto: autor desconhecido.

A novidade da sexta-feira foi a entrevista coletiva puxada pelo senador Cássio Cunha Lima, lider do PSDB no Senado, tratando de questões gerais da conjuntura e, no particular, da criação do Tribunal de Contas dos Municipios do qual é contra. Ele é quem vem ocupando o espaço da midia nacional para, em nome do partido, avisar que se houver manobra da mesa diretora senatorial para postergar a questão do Conselho de Ética contra o senador Delcidio Amaral a Oposição vai entrar em campo para instalar.

Cássio foi duro e disse que tudo era invenção de alguns deputados querendo criar cargos e mordomias, bem como inserou no processo a vice-governadora Ligia Feliciano.

Para o senador, trata-se de ação desnecessária ao interesse coletivo do Estado.

GERVASIO MAIA REBATE

O deputado estadual Gervásio Maia foi de encontro à opinião do senador contra-argumentando que há em casos concretos, a exemplo do Ceará, estruturação de TCM com eficácia e sem aumento de despesas porque, conforme argumentou, tudo está restrito em 0,4% previsto pela Constituição Federal.

Ele argumenta que o TCE nos moldes atuais insiste em reproduzir estrutura e lógica desconectada com a realidade. Ele citou o caso, por exemplo, das reponsabilidades no ambito municipal onde Paraiba destoa do Ceará, porque não tem TCM, responsabilizando prefeito por ações de Secretários.

Gervasio contesta o argumento de cabide de emprego e diz que a decisão do TCM paraibano, se for tomada, tem respaldo legal e orçamentário.

NA BOCA MIUDA, SEM ASSUMIR

Diversos deputados, que já chegaram a ter aliança com o senador, reproduziram o argumento de que o parlamentar não tem isenção para falar do assunto porque tem diversos parentes e ex-aliados politicos como Conselheiros daí entenderem que essa realidade precisa ser admitida por ele.

O QUE VAI ACONTECER

A partir de agora, o foco se volta para a próxima semana. O TCM só pode exigir se houver medida encaminhada pelo Executivo, leia-se governador Ricardo Coutinho, sem a qual inexiste a possibilidade de criação.

A tendência é de envio, sim, até a próxima semana.


Kassab na Paraíba

O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, confirmou presença neste sábado em João Pessoa para encontro com o prefeito Luciano Cartaxo com seu cerimonial precisando ajustar a agenda porque ele não vai poder ficar por muito tempo em face de compromissos em São Paulo.

Mesmo assim, conforme o Portal WSCOM foi informado, ele quer visitar um conjunto habitacional na Capital onde concederá entrevista coletiva e, na sequencia, se reune com o prefeito no Centro Administrativo, em Água Fria.

Kassab retornará imediatamente à agenda no Centro, mas deixará alguns processos administrativos e político resolvidos.

O ministro terá a participação do deputado federal Rômulo Gouveia em sua comitiva principal, até porque se tratade presidente estadual da legenda.

ULTIMA

“O cancão vai piar”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.