Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Carnaval, política e futuro


25/08/2007

Foto: autor desconhecido.

Terminou neste sábado, ao meio dia, o seminário promovido pela Associação Folia de Rua com a indispensável consultoria do Sebrae/PB construindo as condições e planejamento para a retomada da harmonia no carnaval de João Pessoa, não só no quesito de organização, mas também de instigar os blocos e agremiações a buscarem cada vez mais a cidadania.

Do ponto de vista estratégico, o presidente Liz Albuquerque ao lado da consultora Maísa Duarte, do Sebrae/PB, deu um atestado de cabeça arejada e contemporânea gerando ao final a estruturação de um projeto adequado para o ano de 2007.

Durante três dias, não há como ignorar, o seminário gerou a importância dada ao movimento carnavalesco com a participação de importantes agentes culturais da cidade construindo uma realidade há muito buscada na direção da harmonia e da construção de um Pacto positivo em torno do carnaval.

Ficou extremamente marcante o interesse dos blocos e agremiações em estimular as lideranças a superarem conflitos localizados com outros dirigentes porque, no consenso do seminário, há o entendimento de que só a união de todos consegue fazer o Folia de Rua e o Carnaval Tradição conquistando novos estágios de organização e auto- sustentação.

Lamentavelmente, os apelos repetidos do presidente Liz não conseguiram sensibilizar personagens importantes, como o vereador Fuba e o dirigente do Muriçocas do Miramar, Marconi Serpa, para a participação no seminário, ou seja, não participaram do evento.

Na verdade, a posição assumida por Fuba certamente que um dia vai gerar revisão porque um líder da importância como ele não pode recusar ou negar-se a participar do que ele construiu, ou seja, mesmo continuando sendo um ícone, a insistência de carreira solo do Muriçocas produz distancia como elemento desagregador, injustificável para este momento.

So que, na pratica, foi isso o que aconteceu merecendo comentários incontáveis de lamento por essa postura divisionista numa hora em que se tenta mais uma vez construir a unidade de um movimento indiscutivelmente importante, como é o Folia de Rua.

Felizmente, pelo que se viu, a turma vai continuar também tentando uma composição entre Cardivando de Oliveira e China, do Carnaval Tradição, como em todas as outras discrepâncias, porque certamente que vaidade alguma, orgulho nenhum será maior do que a vontade coletiva de superar diferenças do processo.

Como líder bem que Fuba poderia repensar sua posição incômoda pois a cidade quer a superação dos desencontros em nome do avanço coletivo da nossa cultura.

Bom, cabe somente a ele encaminhar o (seu) futuro.

A TV da Prefeitura

O Portal WSCOM Online mais uma vez saiu na frente com uma informação inédita. Diz o veiculo: Quando setembro vier o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, estará inaugurando novo canal de TV exclusivo da edilidade em canal fechado funcionando nas instalações da ex-TV Porta do Sol, na BR – 230. Foi o que confirmou ontem o Secretário de Comunicação, jornalista Nonato Bandeira.

Segundo ele, o projeto está sendo conduzido pelo também jornalista Walter Galvão, que tem avançado nas articulações para a instalação da nova TV com programação institucional e educativa.

Nonato Bandeira informou ainda que a Prefeitura está em processo de licitação para compra de novos equipamentos que devem se incorporar à estrutura.

– Estamos com a decisão tomada e as providencias também produzidas para que tenhamos a TV da Prefeitura a partir de setembro – informou o secretario em entrevista.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.