Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Caminho do desbloqueio


18/11/2003

Foto: autor desconhecido.

BSB – Faltava pouco para começar a sessão especial sobre o Estatuto do Servidor, na Assembléia Legislativa, anteontem, quando um deputado de Oposição chamou o Secretário da Administração, Misael Morais, ao lado e propôs:

– Secretário, ainda há tempo para negociações com as entidades dos servidores, portanto, por que não abrir novos entendimentos ? – indagou, mais ou menos assim, o parlamentar.
    
Misael nem respondeu direito. Ao lado, ouvindo a conversa o Procurador Geral do Estado, Luciano Pires – legalista ao máximo – reagiu:

– Não há mais nada a conversar neste momento – teria dito o Procurador, desestimulando seu colega de Primeiro Escalão a prosseguir a conversa com o deputado Ricardo Coutinho, autor da revelação de agora. Resultado: a sessão quase vira praça de guerra.
    
Passados os dias, o diálogo e cenário expostos servem apenas para revelar o tempo perdido pela inexistência da conversa no tempo devido diante de setores do governo em erro tático, agora revisto pelo que se viu.
    
Depois desse estágio, eis que o Governo acerta o prumo do rito processual – político dando ciência, por intermédio de seu líder, Zenóbio Toscano, de que todos estão sendo convocados a construir o consenso. É difícil , mas será tentado.
    
A postura sensata do diálogo chega em hora fundamental porque agindo assim o governo infla o balão dos `fundamentalistas da auto destruição´ de setores cultores do caos e passa a construir com base na razão o processo de aprovação do Estatuto.
    
Ora, se ele ( o novo Estatuto) assegura todos os direitos adquiridos e cria bases reais de valorização futura da remuneração básica do servidor, por que não tratar cara a cara com a parte devida, a saída que a máquina estatal precisa para modernizar-se?
    
Pois bem, por uma questão de processo, o governo age agora para recuperar o tempo perdido, sem perder de vista a essência em si da adequação das normas com a regra federal, com ou sem mau humor das lideranças.
    
Reposto o diálogo, queiram ou não, Cássio se insere corajoso no trato do Estatuto, tema tabu, sem a atitude conveniente de jogar sob o tapete as questões mais ruins.
    
Não há outro caminho, senão esse.

Passos de Paulino

Os últimos dias do ex-governador Roberto Paulino têm sido ocupados com reuniões e análises de projetos no Banco do Nordeste, em Fortaleza, de onde é diretor, sem perder de vista as coisas de Guarabira.
    
Segunda-feira ele inaugura nova rádio FM local incorporada ao Sistema CORREIO de Comunicação.

Foco de Avenzoar
    
De uma coisa Avenzoar Arruda e o PT decididamente resolveram arquivar, que é o denuncismo como instrumento de evidência na mídia.

Depois da condição assumida de Governo Lula – que é uma outra história, Avenzoar quer se credenciar pelo perfil de autor de propostas para resolver os problemas da sociedade.
    
Máquina humana
    
Enquanto isso, o Secretário da Casa Civil, Ruy Carneiro, se mantém em andanças sem parar pelos bairros e periferias da cidade para se credenciar na disputa.

-Tenho ocupado meu tempo com trabalho e presença nos lugares – explicou.

Mudanças no Sebrae
    
Nem de longe dá para ignorar as alterações que se processam no Sebrae da Paraíba deixando técnicos intranqüilos, portanto, inseguros.

Para anotar: o reconhecido consultor Fernando Leal, de referência nacional, será substituído na área de Educação por Ivani Costa, de Sousa. Já Tiago Lins foi escanteado depois de servir ao atual superintendente Marcos Guedes.

O consultor Edgar Antonino conta as horas de entregar o cargo. Ontem, diretores eram vistos em reuniões permanentes, que mais lembravam os conchavos da ONU.
    
Saldo do Debate
    
Em Campina Grande, ontem, os candidatos a presidência da OAB – Arlindo Delgado, José Agra e Levi Borges – voltaram a se enfrentar em debate.
    
Como das outras vezes, Arlindo Delgado – como candidato à reeleição – foi o alvo dos adversários, mas mantendo o nível respondendo às críticas.
    
Saiu do debate preservado, segundo fontes jornalísticas de Campina.
    
Umas & Outras

… Está na contagem regressiva a revelação de crise (escândalo) num importante órgão envolvendo o ex-superintendente. São denúncias graves.
    
… Calma. Não é naquele órgão não, é naquele outro.
    
… O ex-vereador Júlio Rafael voltou aos conchavos.
    
… Via e – mail, professora Cremilda Medina, uma das mais gabaritadas doutoras em Comunicação das Américas, informa que inseriu o portal WSCOM Online – www.wscom.com.br – na Pauta dos alunos do curso na USP. Haja responsabilidade.
    
Última
    
` Apesar de você/ amanhã há de outro/ outro dia…´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.