Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

Cajazeiras homenageia Deusdedit Leitão


13/09/2017

Foto: autor desconhecido.

 

As comemorações da independência do Brasil realizadas neste ano em Cajazeiras trouxeram para nós, familiares de Deusdedit Leitão, a oportunidade de vivermos momentos de emoção e orgulho. Por iniciativa do professor Fausto Nascimento de Albuquerque, diretor da Escola Estadual Monsenhor Constantino Vieira, os alunos daquele educandário desfilaram com camisas e faixas em homenagem à memória do seu conterrâneo.

Impossibilitados de comparecermos ao evento, assistimos o vídeo que nos foi gentilmente enviado. O espetáculo nos encheu de alegria, não só por sua beleza de representação cívica, mas, principalmente, por vermos que os cajazeirenses começam a reconhecer o legado cultural que o historiador Deusdedit de Vasconcelos Leitão deixou, passando a ser causa de ufania dos que nasceram naquela cidade do alto sertão paraibano.

O local onde hoje funciona a escola estadual Monsenhor Constantino Vieira, foi originalmente, na década de cinquenta, a primeira escola de ensino profissionalizante da região, a Escola Técnica de Comércio de Cajazeiras, mantida financeiramente por seus próprios alunos, tendo Deusdedit como professor de História. Ali ele ganhou motivação para enveredar pelos caminhos da pesquisa histórica, destacando-se em vida como um dos mais respeitados historiadores da Paraiba, tendo sido, inclusive, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba.

Cajazeiras, portanto, tomou consciência da importância em prestar reverência a um dos seus filhos ilustres. Quem o conheceu sabia do amor que devotava à sua terra natal, dedicando parte da vida a pesquisar tudo o que pudesse oferecer conhecimento histórico de sua gente.

Foi muito gratificante para os que carregam no sangue o vínculo familiar com Deusdedit Leitão, viverem a satisfação de perceber a demonstração de esvanecimento dos estudantes que na marcha patriótica pelas ruas da cidade nos festejos da independência nacional, ostentavam a foto do conterrâneo ilustre, revelando um sentimento de honra em tê-lo como nascido no berço abençoado pelo Padre Rolim.

Ao professor Fausto e seus discípulos o abraço agradecido de todos os que têm a honra de se apresentarem como familiares do historiador Deusdedit Leitão, pela iniciativa exemplar de homenageá-lo. Quem sabe tenha sido o primeiro passo para que a Câmara Municipal daquele município desperte para a necessidade de dar seu nome a um dos logradouros (rua ou praça) da cidade.


 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.