Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Paraíba

Cabo Branco faz eleição neste sábado para renovar diretoria com chapa única; o GIGANTE encolheu


03/12/2021

Fachada do Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa. (Foto: reprodução)

O tempo e suas circunstâncias constroem cenários diferentes para épocas distintas transformando muitos valores, entre os quais os hábitos e força da atualidade em outro patamar de referências na vida da sociedade de João Pessoa, como se dá na atual história do Esporte Clube Cabo Branco.

Neste sábado, 4 de Dezembro, o clube registra nova eleição com chapa única liderada por Jeová Colaço e Gilberto Ruy Pereira Coelho (Giba) – presidente e vice – numa fase em que o ainda maior clube social de João Pessoa já não atrai mais a cobiça do Poder de outras épocas memoráveis.

Na prática, de todas as realidades clubísticas, onde já pontificaram Jangada Clube, Iate, Astrea, Assex, Assufep, etc., somente o Cabo Branco resiste no tempo mas, como disse, sem o Glamour a envolver os ricos da cidade em nível hoje inexistente. Foi ele quem produziu os melhores campeões da Paraíba.

OS DRAMAS DO CABO BRANCO

Analistas de cenários como este, a exemplo do atento Josevaldo Anísio – um plebeu como eu que ascendeu – aponta que em tempos atrás as eleições no Cabo Branco eram motivo de guerra e participação de milhares de pessoas, mais de 4 mil. Na fase de agora, só menos de 100 eleitores aparecem.

NOVA CULTURA SOCIAL

Se reparar bem, esta realidade faz parte da mudança de hábitos onde os ricos construíram outros ambientes de lazer e até os novos Condomínios disputam com clubes sociais. Foi a ausência e retraimento da Elite que serviu com fator de falência porque os Sócios Proprietários se transformaram em Remido, além de tudo sumiram das rodas dos clubes sociais como CB. A Classe Média para baixo assumiu o vácuo.

O Cabo Branco por pouco não acabou, como os demais clubes, porque dívidas astronômicas transformaram beleza em tragédia.

Em síntese, já sem os ricos disputando espaços o clube, o ECCB chega a uma nova fase precisando resgatar e se reinventar, como faz em diversas áreas (menos na Secretaria jurássica), sabendo por todos da importância do Cabo Branco de se manter vivo e com futuro garantido.

É um grande orgulho de João Pessoa.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //