Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Buscando contra-ponto


14/12/2003

Foto: autor desconhecido.

A convenção estadual do PMDB quis se impor mais pelo conteúdo de contra – ponto político ao grupo do PSDB, hoje no comando da Paraíba, do que propriamente pelo volume de gente e estrutura, como de vezes anteriores quando o partido estava no poder.
    
Dentro deste prisma quantitativo, a convenção se deu com caráter protocolar, sem pompas, portanto, com um número de convencionais aquém da vontade das lideranças porque a realidade exprimiu bitolas em face das condições estruturais menores do que antes.
    
A síntese do discurso convencional buscou mostrar unidade de propósitos, especialmente entre os senadores José Maranhão e o Ney Suassuna, cujo foco central mirou o Governo Cássio Cunha Lima.
    
Para ser mais exato, a polarização discursiva foi puxada preferencialmente por Maranhão, que se esboça já de agora como referência de contra – ponto à administração de Cássio visando a disputa futura de 2006 passando ano que vem pela sucessão municipal.
    
Deu para perceber ainda na convenção que a pré-candidatura do deputado Manoel Júnior a prefeito de João Pessoa foi tratada como projeto consolidado internamente, mesmo assim o ápice do discurso pemedebista puxado por Maranhão quis mesmo criar asas na direção do governador.
    
Pelo menos, ontem, o foco da crítica maranhista buscou dar vida e repercussão levando em conta o empréstimo avalizado pelo Governo do Estado para que o funcionalismo o efetive com vistas ao recebimento do 13º salário, condição essa que foi tratada como inconstitucional pelo senador.
    
Maranhão pareceu instruído por assessoria jurídica porque sua fala não se restringiu ao discurso contrário em si, pois evidenciou elementos próprios de quem estudou a matéria para gerar confrontamento no mérito com o Governo.
    
No mais, a convenção repetiu o mesmo diapasão de outros instantes sem apoteose, quando das fases de vacas magras.
    
Ficou evidente que o senador Ney Suassuna está conformado com as adaptações produzidas na composição do Diretório Estadual, condição essa que o leva a ser coadjuvante do processo porquanto o controle geral do processo está sob o julgo de Maranhão.
    
Bastidores
    
Na convenção, durante o dia, não foram vistos a engenheira Aracilba Rocha nem o suplente de senador Robinson Viana – este último se encontrava até o início da amanhã em Aracaju.
    
O ex-governador Roberto Paulino passou rápido, por volta das 10 horas. Quem também esteve transitando na convenção foi o pré-candidato do PT, Avenzoar Arruda, acompanhado do presidente regional Adalberto Fulgêncio.
    
Ricardo Coutinho foi convidado, mas não compareceu.
    
Fala de Haroldo
    
Reconduzido à presidência, o engenheiro Haroldo Lucena disse que a prioridade do seu novo mandato é estruturar condições de disputa em 2004 em busca da retomada do poder.
    
– Agradeço a confiança renovada dos companheiros, mas agora vou trabalhar dedicado em função das eleições municipais – comentou.
    
Versão do empréstimo
    
Pelo menos no fim-de-semana as análises feitas por setores ligados à cúpula do Governo apontaram para a alternativa de não bater boca com o senador Maranhão em face do empréstimo do funcionalismo.
    
A partir de hoje, diversos nomes escalados vão repetir na mídia que o ônus da operação de empréstimo nos agentes financeiros é de responsabilidade do Governo, portanto, não há risco de prejuízo para os servidores – disseram.
    
Desafio de Ruy
    
O deputado estadual Ruy Carneiro (PSDB) desafiou seu competidor de campanha na Prefeitura de João Pessoa, deputado Ricardo Coutinho, a rachar uma pesquisa de opinião pública independente para que os números extraídos da consulta sobre preferência do eleitorado sejam publicados na mídia.
    
Na festa de Abelardinho, sábado, Ricardo ouviu a proposta mas não a acatou sistematicamente.
    
Umas & Outras
    
… O senador paulista Romeu Tuma passará o reveillon em João Pessoa. Sua assessoria já está em campo produzindo contatos com autoridades locais.
    
… A procissão de Santa Luzia tomou impulso e alcançou tamanho máster na versão deste ano. Entrou no calendário do turismo religioso do Estado para satisfação do Secretário Adjunto da Casa Civil, Antonio Ivo, e do senador Efraim Morais.
    
… A intelectual contemporânea Ana Adelaide, professora de Letras da UFPb, anda contente como nunca ao ser selecionada, semana passada, para o Doutorado da UFPE em disputa das mais acirradas.

… Mérito em si já se é reconhecido na contista, mas agora o adorno do Doutorado remete o saber da neo-feminista a quatro anos de mergulho profundo na literatura com viés plugado no cinema como forma de contribuir criticamente para um novo tempo da humanidade.
    
… O cantor e compositor Chico César se mantém antenado com as ações da Fundação Beradero, em Catolé do Rocha, ensinando meninos pobres a dominar a música. Nos próximos dias vai estar por aqui.
    
… A animadora cultural Ana Maria Gondim foi vista em Minas fisgando projetos educacionais com objetivo de implantação pela Secretaria de Neroldo Pontes.
    
… Cícero está pensando seriamente em deixar o terreno aberto para Cássio ser candidato a reeleição.
    
Última
    
`Alma não tem cor / por que eu sou negro…´
    
    


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //