Geral
“Brincar de viver”
11/04/2014
Foto: autor desconhecido.
Essa música é um dos clássicos de Guilherme Arantes, composta em parceria com Jon Lucien, em 1983. Na voz de Maria Bethânia ganhou em beleza com sua interpretação. A letra é um reconhecimento de que a vida é cheia de recomeços, devemos estar sempre prontos a reiniciá-la quando nos surpreendemos com eventos inesperados.
“Quem me chamou?/Quem vai querer/Voltar pro ninho?”. A própria vida nos chama a “voltar pro ninho”, porque é nele que sempre encontramos o aconchego que nos permite acreditar num novo caminhar. Ao nos depararmos com atropelos, frustrações, desilusões, derrotas, o melhor que fazemos é retornar para onde começamos e reiniciar tudo.
“Redescobrir seu lugar/Prá retornar/E enfrentar o dia a dia/Reaprender a sonhar”. Assim teremos a oportunidade da redescoberta do nosso verdadeiro lugar. Dar correção ao rumo da vida, e preparar-se para novamente enfrentar a luta na busca de realizações e da felicidade. Eventuais perdas e danos não podem fazer com que se abandone o prazer de sonhar.
“Você verá que é mesmo assim/Que a história não tem fim”. A nossa história de vida pode ter passagens que não nos trazem alegria ou sucesso, mas ela nunca se encerra aí. A construção da nossa história depende da capacidade que temos de reagir e retomar a vontade de vencer, conquistar o bem estar, a paz de espírito. Nunca se abater, jamais desistir.
“Continua sempre que você/Responde SIM/A sua imaginação/A arte de sorrir/Cada vez que o mundo/Diz NÃO”. O otimismo e a perseverança produzirão ideias e projetos aos quais se deve sempre dizer “sim”. Acreditar nos sonhos. E aprender a enfrentar os desencantos, dissabores, decepções, com sorriso nos lábios. Por mais difícil que isso seja, dará força para não desanimar e seguir em frente.
“Você verá/Que a emoção começa agora/Agora é brincar de viver”. No ressurgimento da esperança em cada recomeço, as emoções energizam as empreitadas. E, não obstante as dificuldades e embaraços que possam aparecer, é muito mais agradável e saudável “brincar de viver”. Divertir-se com os acontecimentos da vida, sejam quais forem.
“Não esquecer/Ninguém é o centro do universo/Assim é maior o prazer”. Não há ninguém que defina nosso destino, porque o centro do universo está no poder de Deus. Nosso seguir adiante depende de nós próprios e da vontade d’Ele. Convictos dessa assertiva, o prazer de viver fica mais evidente.
“E eu desejo amar/A todos que eu cruzar/Pelo meu caminho/Como sou feliz/Eu quero ver feliz/Quem andar comigo…/ vem!”. O amor no coração, o querer bem a todos que compartilharem dos seus momentos. Se a proposta é ser feliz, que seja igualmente feliz quem estiver ao seu lado.
* Integra a série de crônicas "PENSANDO ATRAVÉS DA MÚSICA"
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.