Geral
Brasília, Zé Dirceu e os efeitos processuais
08/08/2007
Brasília – Além da evidência óbvia sobre o significado dos tribunais superiores em torno do futuro político – administrativo da Paraíba, todos sabem de cor que é na capital federal onde as articulações se processam em grau maior na busca das partes envolvidas em manter suas pretensões, ou seja, o governador Cássio Cunha Lima de continuar no Governo e do senador José Maranhão de ascender ao cargo.
Se isso é verdade, são muitas as especulações em torno da questão numa queda-de-braço invisível com cada um usando do seu prestigio máximo visando alcançar a meta na busca do Poder.
Ontem, em noite de lançamento do novo site do ex-ministro José Dirceu, aqui na Capital Federal, o ambiente que reuniu dezenas de personalidades importantes do PT e do Governo, volta e meia num espaço qualquer alguém comentava a situação da Paraíba.
Da mesma forma foi o que se viu distante de Dirceu, na rápida comemoração de aniversário do senador Cícero Lucena, da mesma forma que no próprio ambiente do Senado quando das presenças de pesos pesados da Oposição (PSDB, DEM, etc), também falando do caso da Paraíba.
Na rápida conversa que tive com Zé Dirceu, ele deixou evidente que está a par do tema, mas não se aventou a fazer comentários minuciosos nem dar pitaco sobre o que pode acontecer em termos de acordo operacional entre PT e PMDB. É um caso neste momento afeito ao setor jurídico, comentou de raspão.
Mas, independentemente das observações dirceunianas, não é demais supor que a conjuntura político partidária sobre quem está a favor ou contra o Governo Lula vai reproduzir um esforço e /ou torcida proporcional na disputa de influência possível acerca da matéria. Danado será saber como o presidente Lula se comportará nesse contexto em face das demonstrações de apreço manifestadas na direção de Cássio.
O fato é que, embora seja na Paraíba, no Tribunal Regional Eleitoral, onde o processo deve voltar a abrigar contestações em busca de reformulações por parte do governador Cássio, está mais do que evidente ser Brasília a ambiência hoje acatando altas especulações e confabulações afetando e/ou construindo o futuro definitivo do governo da Paraíba.
Em síntese, é briga de titãs onde poucos têm ficha para participar do jogo.
Hipóteses pós decisão
Depois da decisão do TRE e o conseqüente recurso conseguido pelo governador Cássio, são três as hipóteses aventadas por aqui, em Brasília:
1) de que o processo possa abrigar as alegações de Defesa e rever a decisão mantendo o mandato;
2) a manutenção da cassação e a imediata posse do senador Maranhão, segundo colocado no processo eleitoral;
3) nova eleição, caso o processo se arraste até o próximo ano completados mais da metade do mandato atual
Foco e mudança
O governador Cássio resolveu jogar a partir de agora o jogo da explicação de cada ponto aposto no Acórdão publicado no Diário de Justiça, isso no quesito de relação com a sociedade.
Quer, e isso está evidente, repetir o conceito de que a cassação não se deu por corrupção nem malversação do dinheiro público, e sim, por entendimento do Tribunal de ter usado medidas vedadas por lei buscando assim evidenciar atenuantes.
Além do mais, quer apensar (anexar) ao processo novos documentos a investigação do Ministério Público Eleitoral e documento do Tribunal de Contas como a provar que inexistiu dolo eleitoral e eliminar o argumento de que não havia dotação orçamentária.
Mudando o foco, inclusive no tratamento dos membros do tribunal, o governador tenta repor prazos perdidos e enfrentamentos negativos acumulados até agora.
Deve acontecer outras mudanças, que diremos no decorrer do dia. Aliás, segundo a agenda do governador, ele chega hoje em Brasília.
Ação do senador e PT
O zelo e atenção dobrada acerca do processo da FAC não diz respeito apenas à parte do Governo, como ficou evidente ontem nas confabulações entre o senador Maranhão e setores do PT paraibano com entendimentos de alto teor detectados pela Coluna.
PMDB e PT estão tão afinados que os números de ligações telefônicas entre lideres dos dois partidos devem estar dando um lucro razoável às operadoras telefônicas.
Eles querem se blindar de influências nos ditames judiciais e, ainda, acelerar as nomeações dos cargos federais.
Anselmo no Ibama
As atenções se voltam já a partir desta semana para o Diário Oficial da União onde os atos de nomeações para os diversos cargos devem ser expostos, entre os quais o do advogado Anselmo Castilho para a direção do Ibama.
Comentou-se fortemente ontem que o deputado federal Damião Feliciano deverá indicar mesmo o nome para a direção da DRT ( Inácio ).
A disputa mesmo, pra valer, acontece no DNIT entre os deputados federais Wilson Santiago querendo manter o diretor Expedito Leite e Wellington Roberto buscando conquistar o cargo.
Antes que esqueça
Da Paraíba, no lançamento do novo site de Zé Dirceu podiam ser vistos o deputado federal Luiz Couto, o deputado estadual Rodrigo Soares, o diretor da Funasa, Adalberto Fulgêncio e o advogado Anselmo Castilho, além do colunista.
Chica Carvalho, atualmente em Goiânia, também esteve presente.
Repercussão da Revista
Impressiona como as novas edições da Revista NORDESTE têm repercutido nas altas rodas de Brasília no Congresso Nacional, nos Ministérios, entre jornalistas renomados e profissionais liberais expressivos de Brasília.
Ontem, na frente de um batalhão de jornalistas, Zé Dirceu disse em alto e bom som que tenho gostado muito do nível e abordagem da Revista mantendo um padrão moderno e qualificado como o que há de melhor no País, disse ele arrematando: a entrevista do governador Aécio Neves esteve muito boa.
No Ministério da Integração Nacional, a nova edição tratando da Transposição foi considerada pelo gerente de comunicação, jornalista José Natal, como extraordinária.
Jornalistas famosos como Gerson Camaroti e Denise Rotemburg não se cansam de afirmar que a Revista alcançou uma densidade já reconhecida nos ambientes de formadores de opinião de Brasília.
Última
A vida aqui só é ruim/
Quando não chove no chão…
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.