Política
Bolsonaro: Porquês da não reeleição
12/09/2022
O atual Presidente pode ser o primeiro a não se reeleger. FHC, Lula e Dilma conseguiram. Bolsonaro foi eleito com 55% dos votos. Bastaria repetir o desempenho e comemorar.
Os apoiadores de Lula querem elegê-lo presidente da República, pelo voto! Que mal há nisso? Sua candidatura foi registrada, à luz do jogo democrático do Estado de Direito.
Os Lulistas não têm culpa, se Bolsonaro perdeu 25% de seus votantes de 2018. Um fiasco, para quem quer se reeleger com ideias pseudomoralistas e antipetistas de 4 anos atrás!…
Ha desencanto com um governo de quatro anos de baixo crescimento econômico, altos juros, inflação e desemprego, e entraves infraestruturais.
Amargamos uma situação precária na educação, saúde, cultura, arte, ciência, e de instabilidade política. As instituições democráticas básicas não vivem os melhores dias.
Mesmo sem levar a efeito o golpe, o Chefe do Poder Executivo buscou a hegemonia. Daí suas insólitas reações às decisões dos Legislativos e Judiciário contrárias à sua vontade.
Os desacertos do governo inviabilizam as ações do candidato Bolsonaro. Cresce a sua fúria contra as pesquisas eleitorais que apontam Lula como favorito.
Em 2018, a 10 dias do pleito, na pesquisa Datafolha(votos válidos) Bolsonaro tinha 33%, Haddad, 26%. No 1o turno da eleição tiveram 46% e 29%.
Agora, a 20 dias da eleição, Lula tem 48% e Bolsonaro 37%. A vitória no 1o turno não é impossível. Basta migrarem 2% dos votos!
Em todas as pesquisas, Lula vence no 2o turno! Para evitar a derrota, Bolsonaro precisa aumentar suas intenções de voto de 39% para 50,0001%, até 30.10.22. Será muito difícil!
Rômulo Soares Polari
Professor e ex-Reitor da UFPB
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.