Passei de Level

Blog de Games & Tecnologia.

Esporte

Bolsas universitárias para esporte eletrônico


20/07/2021

Imagem: Passei de Level / Envato Elements

Já imaginou viver em uma época em que existissem bolsas universitárias para esporte eletrônico ? Nos Estados Unidos, isso já é uma realidade em vários estados e instituições. Estamos indo devagar no Brasil, mas é a primeira vez que uma faculdade faz um campeonato para isso. Em maio, a faculdade paranaense, Unopar, concedeu 12 bolsas em um campeonato de Free Fire.

Oportunidades de bolsas universitárias para esporte eletrônico no exterior

Cerca de 200 universidades nos Estados Unidos têm eSports em seu currículo e muitas oferecem bolsas de estudo para jogadores de LoL, Fortnite, Fifa e assim por diante. O Brasil teve um campeonato de Free Fire que concedeu 12 bolsas, uma iniciativa inédita no país.

Enquanto essa iniciativa segue sendo apenas uma exceção no país, os brasileiros estão em busca de oportunidades como essa no exterior.

Os Estados Unidos têm cerca de 164 milhões de jogadores casuais e profissionais, tornando-se o segundo maior país com o maior número de jogadores no mundo, depois da China. Logo atrás está o Brasil que, segundo pesquisa encomendada pela Brasil Game Show (BGS) e pelo Instituto Datafolha, em 2020 tem cerca de 67 milhões . Diante do grande número de jovens gamers e do considerável número de mercado, institutos de estudos nos Estados Unidos decidiram apostar em times de diversas modalidades virtuais e até contrataram olheiros para buscar talentos em plataformas como Twitch e servidores de jogos.

A University of California Irvine, a cerca de 70 km de Los Angeles, é um exemplo de apostas esportivas. Em 2016, a UCI montou uma arena de esportes eletrônicos com cerca de 325 metros quadrados e 75 computadores para alunos e comunidade local.

Em 2016, uma associação foi fundada para unir todas as universidades e faculdades com e-sports no programa. Com o nome de National Association of Collegiate Esports (NACE) reúne instituições em todos os quatro cantos dos EUA.

 No Brasil, passos lentos

Em maio, a Universidade do Paraná, estreou a primeira edição da Copa Unopar, competição de Free Fire que concedeu prêmios em dinheiro e bolsas na instituição.

No caso da Copa Unopar, 12 bolsas universitárias para esportes eletrônicos foram distribuídas ao final da competição que teve Lucio “Cerol”, CEO do Fluxo, como embaixador. Ao longo de todo o processo, 75 mil inscrições foram feitas e nove mil pessoas participaram da fase classificatória.

O objetivo de organizar um torneio de esports foi a forma que eles encontraram para incentivar os jovens imersos no mundo game com a oportunidade de cursar o ensino superior. Desta forma, combinando a paixão e tempo livre com a oportunidade de realizar um sonho.

As três melhores equipes ganharam bolsas de estudo para universidades. A equipe All Our foi a grande campeã e conquistou quatro bolsas universitárias e um total de R $ 16 mil em dinheiro. O segundo lugar ficou com a equipe Baré e-Sports com um ponto a menos, que ganhou não só R$ 8 mil, mas também quatro bolsas na instituição. O Tropa Madrugadão foi o terceiro time a ganhar bolsas e receber R $ 4 mil.

Os idealizadores do projeto viram o sucesso do evento e já estudam uma segunda edição, ainda sem data definida.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //