Geral
“Aos trancos e barrancos”
01/07/2013
Foto: autor desconhecido.
Para melhor compreender o significado dessa expressão popular, é preciso que saibamos o que querem dizer as palavras “trancos” e “barrancos”. Segundo pesquisadores elas têm origem na Península Ibérica, nos tempos medievais. Naquela época haviam competições com cavalos em que se colocavam obstáculos e valas no trajeto que o animal percorreria, eram os “barrancos”. Então no curso da caminhada o cavalo teria que dar saltos *os trancos” para superar as dificuldades que lhes eram impostas.
Daí entender-se que “aos trancos e barrancos” é realizar uma empreitada dando “saltos” para superar os desafios enfrentados. Alcançar os objetivos de uma forma um tanto desajeitada, sem planejamento, de maneira improvisada.
Contudo, ao chegar onde queria, fica a sensação de que valeu a pena não temer as armadilhas do caminho percorrido. Quem consegue algo, mesmo que aos “trancos e barrancos”, demonstra ser voluntarioso, determinado, destemido. Nesse caso os meios justificaram os fins.
Abraham Lincoln já dizia que “o êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas pelas dificuldades que enfrentou no caminho”. É um conceito inteligente de se dizer que a vitória obtida foi realizada “aos trancos e barrancos”.
Quando se tem um projeto na vida e dermos o primeiro passo em direção a ele, sigamos em frente, mesmo que enfrentando solavancos e abalos, empurrões e safanões. “Aos trancos e barrancos” chegaremos onde queremos.
* Integra a coletânea e textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.