Política

Anúncio precoce de Veneziano à candidatura de Efraim Filho implode reeleição de Nilda e leva Ribeiro a decidir por Romero ou Daniela


02/04/2021

Embora seja coerente atestar que a prioridade do momento seja prevenção e superação da Covid com vacinação e apoio emergencial à quem mais precisa, na vida real, contudo, aos poucos as pedras são lançadas sobre o tabuleiro político da Paraíba criando fatos novos, como se deu com o anúncio de apoio à candidatura de Efraim Filho ao Senado feito pelo senador Veneziano Vital.

É fato importante e com fortes efeitos imediatos.

O primeiro deles, obviamente, se traduz na decisão da senadora Nilda Gondim de não disputar a reeleição, mesmo com seu histórico político e partidário no MDB. Do contrário, o senador e seu filho não anunciaria tamanho encaminhamento fazendo Efraim Filho passar a ter base em Campina.

O FUTURO DOS RIBEIRO

O movimento de Vené/Efraim implica ainda em efeito junto ao governador João Azevêdo porque com este movimento passa a ter reforço do MDB e DEM afetando o futuro dos Ribeiro, senadora Daniela e deputado federal Aguinaldo, este último já informando que o PP terá candidatura na majoritária em 2022.
Ora, em sendo assim o PP ou lançará Daniela Ribeiro ao Governo ou indicará Aguinaldo candidato ao Senado, neste caso ocupando espaço na chapa de Romero Rodrigues, de Oposição, ao Governo do Estado, portanto, contra João Azevêdo.

Este é o cenário de desconforto, por exemplo, para o prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena, pois deve muito ao PP por oferecer legenda na disputa de 2020 em João Pessoa, mas ficou dependendo do apoio e participação do governador na disputa sem o qual não teria vencido a disputa.

Eis a síntese do momento atual.

UMAS & OUTRAS

…A conversa de bastidores é de que o deputado federal Damião Feliciano já está em casa depois de longo período se cuidando da Covid. A família, entretanto, não confirma.

…O suplente Leonardo Gadelha já está na titularidade do mandato depois que Ruy Carneiro pediu licença.

…A Esquerda em João Pessoa vai ter muito trabalho para definir uma candidatura majoritária em 2022. Mas vai tentar construir.

ÚLTIMA

“Fazei-me instrumento de vossa paz…”

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.