Paraíba

Antônio Barros, o homem com H completa 90 anos

11/03/2020


Certa vez, conversando com Gonzaguinha (in memoriam), sim, esse mesmo que interpreta o samba “É”, de sua própria autoria, na abertura da telenovela Amor de Mãe, no horário nobre da TV Globo; ele nos contou que estava no estacionamento da gravadora EMI Odeon, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, quando encontrou com Ney Matogrosso, e este estava em dúvida se lançaria a música Homem com H, de forte apelo, e de autoria de Antônio Barros e Cecéu. Gonzaguinha disse que não tinha dúvida, que ele gravasse e que aquela seria um dos maiores sucessos da carreira dele. Deu no que deu…

Hoje cedo desperto, e estão lá nas redes várias mensagens de artistas famosos parabenizando Antônio Barros por seus 90 anos, entre eles, Ney Matogrosso, que durante sua fala agradece ao autor por seu maior sucesso.

Pois bem, Antônio Barros nasceu em Queimadas, zona rural, distrito de Campina Grande, Paraíba. Daí, cedo foi participar dos programas da antiga rádio Caturité, onde tocou pandeiro junto aos grupos musicais da época, depois foi para Recife, e trabalhou na Rádio Tamandaré como pandeirista. Diga-se de passagem, naquela época as emissoras de rádio mantinham elenco contratado, para apresentações de musicais. Os programas eram ao vivo com grandes atrações e auditórios lotados.  Era a época de ouro do rádio. Foi lá, na Tamandaré, que conheceu Jackson do Pandeiro, que gravou sua primeira composição e também o ajudou muito. De Recife para o Rio de Janeiro, onde conheceu, morou e tocou com Luiz Gonzaga, que também gravou músicas assinadas por ele. Outros artistas como Marinês, Trio Nordestino, Genival Lacerda, também registraram suas músicas.

Em 1971 Antônio Barros encontra Cecéu, e a partir daí formam a parceria de amor e grandes sucessos. Quem não lembra de, Procurando Tu, Por debaixo dos Panos, Amor com Café, Forró do Poeirão, Sou o Estopim, Óia eu aqui de novo, Forró do Xenhenhém, Casamento da Maria, apenas para citar alguns? Foram mais de 700 composições, e a dupla continua ainda produzindo e se apresentando em palco.

Antônio Barros e Cecéu foram morar em São Paulo, e passaram a ser marca registrada de valor, gravaram vários discos e foram gravados por grandes nomes da música popular brasileira como Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alcione, Fagner, Gal Costa, Os 3 do Nordeste, Trio Nordestino e muito outros. A dupla não só representou com talento a música paraibana, de linguagem simples, conteúdo e forte impacto, como soube muito bem romper as barreiras regionais e levar seu trabalho aos planos internacionais.

Antônio Barros continua firme ao lado de Cecéu e a filha Mayra Barros. O Homem com H, completa hoje 90 Anos, e uma tem na bagagem uma belíssima história pra contar. Parabéns!

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.