Notícias
Além Paraíba: a missão humanista de um médico que trocou a medicina para construir pontes diplomáticas a serviço do mundo
12/05/2023
Tempos atrás, um jovem paraibano, filho de pais cultos – aliás, o pai dele, médico renomado – resolveu estudar Medicina dentro de uma concepção profunda no significado de Hipócrates, a maior referência do saber cuidar humano.
A impressão à distância era de que o olhar do jovem acadêmico deixava-se mexer muito com a natureza dos povos, como se a essência de programas humanistas como “Médicos Sem Fronteiras” lhe levasse ao universo global de compreender a hipótese de puder dar muito mais sua contribuição dentro de um espectro essencialmente humanista.
Preâmbulo feito nem de longe absorve a grande mudança em curso na vida deste personagem pois, como efetivado, eis que o acadêmico resolveu adequar seu projeto de vida dentro de uma outra filosofia humana passando a focar na construção de uma carreira diplomática com valores especiais.
Ato contínuo, com seu jeito manso, de aura bela, mas decidido, ele simplesmente resolveu trocar a profissão concorrida pelo ingresso no Instituto Rio Branco passando a compor na sequência os quadros do Itamaraty com performance diferenciada à base da postura crítica, contemporânea e progressista.
Este é o resumo da trajetória exitosa do jovem diplomata Marcelo Costa, natural de João Pessoa, hoje na assessoria .do Chanceler Mauro Vieira – numa nova e recomposta política agregadora e progressista nas relações do país com o mundo.
DIÁLOGOS POLÍTICOS
Estar em cargo de carreira é opção do diplomata porque, se quisesse, poderia estar na equipe do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de quem é amigo e foi assessor de Relações Diplomáticas na Prefeitura de São Paulo, da mesma forma como contribuiu com o Governo Dilma Rousseff.
O diplomata Marcelo Costa, mesmo jovem, já acumula experiências internacionais expressivas, como foi compondo a representação do Brasil na ONU, em Nova York, ou na Embaixada brasileira em Montevideo, Uruguai.
Em síntese, estamos diante de fato extraordinário construído com esmero, capacidade intelectual e coerência política por um personagem que ainda haveremos de ouvir muito sobre sua trajetória de ser humano com conduta fora do comum, portanto, digna dos sábios de saber viver compreendendo a importância do humanismo.
A Paraíba e o Brasil se orgulham deste personagem.
ÚLTIMA
“Cada um dá o que tem…”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.