Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Além da crise política e juridica


29/10/2007

Foto: autor desconhecido.

Está em fase final de formatação na área de estratégias do Governo do Estado a proposta de execução de um Seminário com caráter inusitado no sentido de abrigar grandes pensadores e representantes da sociedade organizada na construção de um grande projeto para 2020.

Embora o Secretário de Planejamento, Franklin Araújo, insista em não querer falar sobre o assunto, a Coluna já identificou que o economista Sérgio Buarque de Holanda – contratado para a animação do macro debate – está em vias de concluir a proposta do seminário.

Em tese, segundo a coluna levantou, o Governo quer ir além da projeção de grandes obras nas diversas regiões – exemplo da adutora de Acauã a Araçagi, o Centro de Convenções em Joao Pessoa, a prospecção de petróleo em Sousa e litoral paraibano etc.

Conforme a Coluna conseguiu extrair, grandes nomes da intelectualidade estadual / nacional e empresarial estão sendo abrigados em dois flancos – conhecimento sobre a realidade paraibana e comprometimento de proposituras avançadas , como se dá na atualidade no campo de novas tendências envolvendo biocombustivel, tecnologia de informação e comunicação, etc – tudo com foco no emprego e na renda.

A estruturação deste evento é a projeção mais ousada do governo, primeiro por provocar com esse encaminhamento destemor quanto à perda de mandato; e, segundo, é como se dissesse que os projetos apresentados ao longo dos 6 anos de governo não são suficientes para a construção de um grande projeto para o estado.

A fonte observou ainda que, o governador Cássio Cunha Lima está satisfeito com resultados em áreas estruturantes e básicas, mesmo assim quer partir para propostas mais ousadas – capazes de gerar maior transformação na qualidade de vida das pessoas podendo ter visibilidade externa como projeto piloto servindo da mais alta classe aos setores mais humildes – neste ultimo tomado de projetos educativos.

Se colocar em prática, o Seminário (soube que tem gente como Silvio Meira, Cláudio Marinho, etc – gente que pontifica fora do estado ) pode até apresentar estudos e propostas para que saiamos da falta de ousadia.

Tempo de dor

A morte do desembargador Simeão Cananéia conclui o ciclo de grandes autoridades com reconhecimento nacional sem nunca perder de vista a conduta de um grande homem simples.

Se reparar direito, poucos na vida da magistratura paraibana tiveram tanto tempo de poder e influência mas que, quando vestiu o pijama, soube distinguir sua história de capacidade e honradez sem precisar mais querer se enfronhar em missões a ele já completadas.

Simeão Cananéia incorpora consigo o perfil adequado à conduta firme e implacável da justiça serena e de resultados.

À família, nossas condolências.

Ainda Campina

O deputado estadual Arthur Cunha Lima está em Brasília gerando mais dor-de-cabeça para o prefeito Veneziano Vital.

Nesta segunda ele entregou documentos à Procuradoria Geral da República acusando a gestão municipal de desvios de recursos, o mesmo que fará hoje na CGU e junto ao Ministro Patrus Ananias.

Arthur disse na capital federal que na próxima semana fará novas denuncias, que ele trata como gravíssimas.

Noutro estágio

Veneziano e governo resolveram não entrar na provocação do presidente da Assembléia partindo para repetir ser este posicionamento de Arthur como matéria requentada.

Outro papel de Edisio

Sem pretensão pública, mesmo assim o Secretario de Finanças, José Edisio Souto, ocupa um papel adicional ao trato das contas públicas quando resolveu dialogar com a oposição sem arrodeios.

Para abrir os primeiros entendimentos sobre a nova Lei Orçamentária, ele esteve na Câmara e vem mantendo conversas até mesmo com os radicais contra o governo, no caso Professor Paiva, Aníbal e Hervazio Bezerra.

O caso Ronaldo

O deputado federal Ronaldo Cunha Lima não abre mão de manter-se com o mandato de deputado federal diante do caso Gulliver. Ao contrário, o que ele quer mesmo é ser julgado em júri popular, segundo disseram vários aliados do campo jurídico.

Trocando em miúdos, não existe a tese de renuncia como comentado.

Em memória de Mariz

Familiares e amigos do imortal governador Antonio Mariz já se mobilizam para o lançamento da biografia do também ex-senador.

Trata-se de iniciativa do Senado depois de muita cobrança feita pelo ex-deputado Inaldo Leitão.

O lançamento acontecerá dia 30 de novembro na Fundação Casa José Américo.

A propósito, nesta segunda-feira, Ramalho Leite deu demonstração de prestigio ao levar muita gente importante ao lançamento de seu novo livro ‘O poder do bom humor”.

Última

“Eu vim lá do sertão…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.