Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Ainda os cenários de futuro com base recente


08/09/2014

Foto: autor desconhecido.

Afinal, como a Paraíba vai se comportar em termos de resultado para presidente e governador, da mesma forma na disputa de senador? Teremos uma ação gerando efeito bumerangue (sequenciado) entre as três maiores disputas? Cá pra nós, a peleja será resolvida já no primeiro turno ou vamos dispor de uma segunda jornada?

Estas são algumas das indagações que não querem calar sabendo-se, em tese, com base nas últimas aferições, que até agora tem havido projeções descasadas levando em conta, por exemplo, que com base nas pesquisas Dilma estaria à frente, da mesma forma que Cássio Cunha Lima e José Targino Maranhão – três referências partidárias diferentes.

Mas este cenário deve se manter ou pode sofrer alterações? A campanha de Dilma pode ou não puxar para cima Lucélio, da mesma forma que, guardadas as proporções, Cássio o faça em relação a Wilson Santiago?

A impressão é de que as disputas têm valores fortes e variam às vezes aproximando campanhas diversas, embora alguns números de projeção já possam ser alinhavados como tendência forte em consolidação.

UM FLAGRANTE PRESIDENCIAL

Com base nas últimas pesquisas, se for levado em conta o eleitorado paraibano, Aécio Neves estaria em desvantagem diante da liderança de Dilma e crescimento de Marina.

Para o governo, os números se mantêm noutra perspectiva até aqui dando ao candidato Cássio um percentual de liderança sobre os dois outros adversários, Ricardo Coutinho e Vital do Rego Filho.

Vai se manter assim? – indagar-se-ia (eis a mesóclise) um dos letrados do bairro da Torre.

NO SENADO

Aliás, é preciso acompanhar bem direito o desempenho dos candidatos ao Senado porque a liderança do ex-governador José Maranhão pode estar ameaçada pelos dois concorrentes, Lucélio Cartaxo e Wilson Santiago com os dois expondo-se e dando impressão de crescimento em colégios eleitorais distintos (Capital e Interior, sem ignorar Campina Grande).

É PRIMEIRO, MAS SE HOUVER SEGUNDO

Os dados recentes apontam cenário de definição já no primeiro turno. A manutenção deste contexto resolveria de vez a parada imediatamente.

Mas, enquanto projeção e/ou necessidade de outras leituras, se houver segundo turno? Como ficam as forças políticas em cena diversas? Por exemplo:

Com Cássio e Ricardo disputando o segundo turno imaginando que Dilma e Marina estejam nesse mesmo contexto, como votará Cássio na fase seguinte para presidente? E o PT vai ficar a favor da principal ameaça de Dilma? Neste cenário é óbvio imaginar Ricardo com Marina.

E Vital Filho onde se abrigaria? Com Dilma, certamente, mas em nível estadual?

Ainda tomando por base apenas conjecturas, indaguemos? Há alguma possibilidade de Vital Filho ir para o segundo turno?

Bom, é de todo esse emaranhado que vamos nos deparar com o futuro da Paraiba e do Brasil sem tirar nem tirar nem por, e já já.

ÚLTIMA

“Em terra de cego/ que tem um olho é rei…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.