Política
Agamenon Sarinho: história de luta dedicada em favor da democracia, dos excluídos e da redução das desigualdades; guerreiro maior
03/12/2022

Para Antônio Mariz e Simão Almeida (in memorian)
Até o final dos anos 70, a Direita brasileira e internacional tinha um medo danado dos partidos de Esquerda, vide PCB ( Luiz Carlos Prestes) e PC do B (Amazonas) pelo enfrentamento ideológico, muito antes da chegada do PT. Este foi o cenário a atrair a dedicação permanente de um então jovem transformado na história como militante dedicado e até presidente estadual do PC do B.
Muitos sequer dimensionam o papel de articulador e líder resistente na pessoa do ético Agamenon Travassos Sarinho, desde os tempos em que o PC do B liderava os Movimentos Estudantis, em especial o Universitário com nomes presidindo o então poderoso DCE da UFPB (vide Walter Dantas, Cida Ramos e tanta gente boa) e no plano nacional com Aldo Rebelo comandando a UNE.
Agamenon Sarinho desde então passou a ser figura de proa nas articulações do PC do B junto à juventude ajudando a líderes como Simão Almeida a segurar o tranco e o partido até hoje com Gregória Benário, revelação dos novos tempos.

LUTA SINDICAL
Agamenon Sarinho tem seu DNA totalmente comprometido com as lutas para consolidação do SINTESP na UFPB desde quando com combativos personagens, a exemplo de Cristiano Zenaide, Luciana, Edivaldo Rosas, Chico Ramalho, etc., até tomarem o comando da Fasubra – entidade de pelegos em nível nacional transformada pela luta sindical decente.
Na articulação de base lá estava a figura fundamental de Agamenon Sarinho.
O conheci nos bancos do antigo DAC ( Departamento de Artes e Comunicação) da UFPB, final dos anos 70, como estudante de comunicação e então simpatizante do PC do B quando conheci de perto Antônio Mariz, contribuinte voluntário, e Zé Rodrigues presidente antes de entregar a liderança a Simão Almeida.
Muito da história de lutas na Paraíba certamente que leva o carimbo imortal do ético militante de Esquerda de nome Agamenon Sarinho.
ÚLTIMA
“Qualquer dia/ a gente se (re)encontra”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.