Tecnologia
Afinal, o que é mídia digital?
16/11/2022
Afinal, o que é mídia digital? Bem… Poderíamos responder essa pergunta dizendo simplesmente que ela é o contrário da mídia analógica, porém é preciso explicar um pouco mais, para que você realmente entenda do que se trata.
Em resumo, além de ser o contrário da analógica e permitir uma comunicação bilateral, a mídia digital é aquela que se baseia na internet tanto para distribuição de conteúdo quanto para a criação do veículo em si.
Para ficar mais claro, eis alguns exemplos do que é mídia paga (considerando tanto o veículo quanto o conteúdo):
- Redes sociais;
- Sites;
- Anúncios diversos (como no Youtube);
- Ebooks e infográficos;
- Reviews, etc.
Caso você faça uma pesquisa mais ampla sobre o termo, provavelmente irá descobrir que ele também pode se referir a outros elementos (como jogos de videogame).
Porém, no que diz respeito ao uso no marketing digital, considere a explicação que demos aqui, combinado?
Tendo entendido o que é mídia digital, descubra como ela é útil
A mídia digital no Brasil já responde por um terço do investimento em marketing e publicidade no país — nada menos que R$16,1 bilhões apenas em 2018. E, com investimentos tão altos, pode-se perceber a importância dela no nosso dia a dia, não é mesmo?
É um fato realmente interessante, e para te explicar melhor essa importância, separamos três exemplos de como essa mídia pode ser útil para a sua empresa:
Facilita a interação social
Se você se preocupa em se conectar e interagir com seu público, saber o que é mídia digital e começar a trabalhá-la a seu favor é, de fato, o primeiro passo para alcançar esse objetivo.
Afinal, 3 em cada 4 brasileiros estão na internet diariamente criando/mantendo amizades, acessando lojas e fazendo buscas que podem estar ligadas ao seu negócio: podemos dizer que estão a apenas um clique de distância e, com as estratégias certas de mídia e interação, esse público será conquistado!
Nivela o campo de jogo para pequenas empresas
Mesmo que sua empresa seja pequena, também pode ocupar uma posição de destaque usando mídia digital, boas táticas de marketing e a interação certa com clientes e potenciais clientes.
O uso de plataformas de mídia digital para promover uma marca ajuda a receber feedbacks produtivos e, quando gerenciado corretamente por meio de métricas predefinidas, pode ser uma forma de publicidade eficaz e econômica.
Alinha-se à forma como os consumidores compram
A maioria dos consumidores procura produtos ou serviços na internet: logo, você precisará construir sua presença no ambiente online para se tornar relevante, e isso é possível com as mídias digitais!
Lembre-se: é preciso estar onde seu público está e falar a mesma linguagem que ele fala. Então nada melhor do que apostar nessas mídias, não é mesmo?
Os 3 tipos de mídias digitais
Agora que você já sabe o que é mídia digital e seus benefícios, está na hora de conhecer os tipos existentes, que devem estar presentes em suas estratégias de marketing.
São eles:
- Mídia paga
- Mídia conquistada
- Mídia própria
1. Mídia paga
Essa forma de mídia possui esse nome justamente por envolver o investimento em divulgação, por meio de anúncios de busca, anúncios gráficos (como banners) e anúncios do Facebook/Instagram, por exemplo, expondo sua marca para um público mais amplo.
Ela oferece resultados significativos e mensuráveis em suas campanhas, apoiando assim sua estratégia de marketing geral.
2. Mídia conquistada
Já a mídia conquistada, também conhecida como mídia ganha, é a publicidade gerada por seus clientes, quando eles defendem sua marca por meio de postagens nas redes sociais, avaliações, depoimentos, compartilhamentos, etc. Esta, por sinal, é a melhor forma de endosso que uma empresa pode ter.
A mídia digital conquistada é uma forma eficaz de expandir sua marca e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos de aquisição de clientes. No entanto, ela exige monitoramento constante, afinal, não é possível ter controle sobre o que está sendo dito a respeito da sua empresa. É necessário “ficar de olho” para identificar possíveis críticas em meio aos elogios.
3. Mídia própria
A mídia própria, por fim, é toda aquela que você controla, e geralmente é exclusiva para sua marca, a exemplo de um site ou de um blog.
Se você otimizar sua mídia própria para SEO, por sinal (o que é perfeitamente possível de fazer em sites em blogs), seu negócio aparecerá quando seus potenciais clientes pesquisarem por tópicos relacionados ao que você oferece. Isso dá autoridade à sua marca, aumentando assim sua classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa.
Faça com quem sabe fazer
A mídia digital é uma mistura de tecnologia e conteúdo, por isso requer equipes de profissionais com habilidades diversas para ser bem trabalhada.
Trata-se de um trabalho que exige tempo, dedicação e monitoramento, por isso é tão comum que as empresas procurem quem realmente entende do assunto para conseguirem tirar suas ideias do papel e alcançarem bons resultados.
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