Geral

Acordo no 1º Turno

09/10/2003


Foto: autor desconhecido.

O pré-candidato do PT à Prefeitura de João Pessoa, Avenzoar Arruda, chegou na madrugada de hoje, exultante com as diversas reuniões mantidas com os senadores José Maranhão e Ney Suassuna, além do deputado federal Wilson Santiago, projetando inclusive, a consolidação de acordo entre PT e PMDB já no primeiro turno.
    
Auxiliado pelo deputado federal Luiz Couto, do presidente regional Adalberto Fulgêncio e do Diretório Nacional, Avenzoar promoveu costuras beirando a compromissos especiais, a partir mesmo do senador Ney com quem não desfruta de aproximação, devendo resultar em efeitos imediatos.
    
O primeiro deles diz respeito à forma de tratar a aliança. A partir de agora, as conversas passam a envolver todas as lideranças dos dois partidos – e não só poucos líderes, a exemplo do senador Maranhão, como estava se efetivando.
    
Tanto isso é verdade que, antes mesmo da reunião do PMDB no próximo dia 26, os líderes das duas agremiações devem se reunir na véspera visando construir uma situação consensual na direção do PT ter a cabeça –de – chapa com o vice indicado pelos pemedebistas.

– Não posso falar pelos senadores Maranhão e Ney, mas nutro a confiança de que vamos encabeçar a chapa do PT com o PMDB já no primeiro turno – revelou Avenzoar, em entrevista, por telefone, ao programa `Jornal da Noite´, na 100.5 e na Rádio WSCOM Online.
    
A costura posta nos termos de agora revela, sem tirar nem por, que o PT nacional entrou no jogo com todas as forças possíveis e inimagináveis para fazer Avenzoar Arruda prefeito de João Pessoa, mesmo que para sua efetivação ainda reste tempo e inúmeras outras condições.
    
A força de persuasão do PT é notada não só agora, como em inúmeras outras conversações tidas com o PL, por exemplo, e diversas lideranças como Roberto Paulino e Lúcia Braga – ambos fisgados pelo PT Nacional há algum tempo atrás. Faz parte de um processo engendrado por José Genoino e José Dirceu.
    
Anteontem, o deputado federal Inaldo Leitão foi abordado diretamente pelo Ministro José Dirceu dizendo que, em João Pessoa, o PL vai ficar de cabo a rabo com o PT. Foi o suficiente para o parlamentar observar que tem compromissos com o governador Cássio Cunha Lima daí precisar conversa com ele.
    
Tanto no caso do PMDB como do PL está evidente que, desta vez, muito diferente de outras oportunidades os petistas entraram em campo com disposição e e$trutura para superar adversidades e fazer Avenzoar prefeito da maior cidade da Paraíba.
    
Como se diz na Torrelândia, é arrocho.

Depois das queixas I
    
A bancada aliada do Governo na Assembléia Legislativa se reuniu, ontem, com o presidente da Assembléia Legislativa, Rômulo Gouveia, o Secretário de Planejamento, Fernando Catão, e a coordenadora do Projeto Cooperar, Sônia Germano.
    
Do ponto –de- vista prático foi a reunião mais operacional do ano entre bancada e governo.
    
Depois das queixas II
    
Antes, porém, alguns recados e novos depoimentos se revezaram. O deputado Rômulo Gouveia, por exemplo, queixou-se de que estava havendo vazamento de informação para a WSCOM, portanto, disse que o cerco aumentaria a fim de descobrir quem estava repassando os dados.
    
Na reunião, diante de novos depoimentos, lá foram vistos falando Trocolly Júnior, Pastor Fausto e Sargento Denis.
    
Seca atrai Emergência
    
O Governo Lula se instala hoje, em Campina Grande, reunindo diversos ministérios, entre eles o da Segurança Alimentar visando explicar e anunciar as novas ações de Emergência com áreas afetadas com a Seca.
    
De uma só vez, diversas atividades vão ser disponibilizadas para os municípios mais castigados com a estiagem.

O diretor do Ministério da Segurança Alimentar, Walter Aguiar, vai estar presente exibindo as ações.

Outra forma de amor
    
Desde quando me entendo de gente, sou dos pessoenses / torrelandenses de andar maneiro, tranqüilo e bem resolvido em Campina Grande. Desde quando meu saudoso tio Arnaud Medeiros torcia pelo Treze e já ali tinha tendência de raposeiro.
    
Para ser mais exato, são os campinenses – no feminino, masculino e plural – as razões de um relacionamento de amor bacana, despojado de birra, bairrismo ou coisa que o valha. Muito antes e depois da API, tempo de consolidação de amizades inabaláveis.
    
Hoje, por exemplo, vou pedir à Maria Júlia e Antonio Cândido que rezem forte, lá de cima, para Campina e seus filhos, inclusive os enxeridos por opção – que nem eu, crescerem mais no tamanho da cidadania e no querer das pessoas das outras cidades.
    
No aniversário de Campina há quem festeje essa rica história por opção de amor, sem precisar de discurso na Praça da Bandeira ou nas Palmeiras, onde mora meu compadre e presidente da API, João Pinto.

Umas & Outras
    
… Volta – e – meia, na área do coffe brack, lá estavam Tião Gomes, Sargento Denis e Trocolly.

… Os velejadores paraibanos Igor Guimarães, Ronaldo Barroca, Savigny Cunha Lima e Guilherme Crispim chegaram ontem a Fernando de Noronha depois de 243 milhas de hobbie cat 16 – batendo novo recorde na categoria,

… Durante a noite, entretanto, o velejador Guilherme Crispim teve que ser substituído pelo reserva, Neno Monteiro.
    
… O senador Ney Suassuna embarcou ontem para Miami, onde passos o próximo fim-de-semana. Só retorna na quarta-feira.
    
… O deputado Gilvan Freire assumiu ontem a liderança do bloco Social Democracia.
    
Última
    
` Eu fui feliz lá no Bodocongó/
no meu barquinho de um remo só…´
    

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.