Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A visão densa e forte de Júlio Rafael


14/11/2007

Foto: autor desconhecido.

Ontem, em meio às fofocas normais da atividade política, um assunto – melhor dizendo, uma pauta importante mereceu enfoque restrito, se bem que merecia muito mais do que agora expressamos.

Dei uma volta ao mundo para falar objetivamente do debate/sessão, ontem, na Câmara Municipal, focando as análises sobre o papel do Legislativo no contexto da sociedade.

Em meio a tantas falas consistentes, uma delas saltitou pelo flanco da sabedoria consistente formulada pelo teórico e planejador Júlio Rafael, atual superintendente do Sebrae/PB e um dos mais experientes estrategistas que o Partido dos Trabalhadores em sua terra ignora ou insiste em não lhe dar o devido valor e espaço merecidos.

Júlio expôs com clareza as dificuldades vivenciadas pelo Legislativo diante de uma sociedade feroz com as safadezas ali ou acolá registradas, mas teve coragem e sensatez para evidenciar reais avançados produzidos pelo poder parlamentar.

Não só nas regras estabelecidas a partir de 1988 – com a famosa constituição cidadã, mas ao longo dos tempos o Legislativo brasileiro como um todo tem avançado no estabelecimento de mecanismos inibidores dos desvios de função – estes registrados não só aqui, mas em todo o mundo.

Quem ainda não se lembra das ultimas eleições de George Bush – até hoje postas em dúvidas sobre sua licitude, assim como outras situações registradas em nações diferentes.

O fato é que Julio Rafael na sua analise voltou a se impor destemido em expor sua opinião, mesmo que por algum motivo possa parecer estar na contramão, o que não foi o caso de ontem visto ter sido coerente com a verdade de seus olhos com a pretensão coletiva da sociedade.

Estratégico, ele lembrou os avanços promovidos pelo legislativo ao abrigar e defender novos mecanismos para o sistema eleitoral brasileiro fomentando a Justiça com recursos capazes de traduzir em investimentos salutares – positivos mesmo, como se dá no processo brasileiro de apuração em poucas horas, algo inexistente em grandes nações pelo mundo afora.

Engraçado – ou mais do que isso, contraditório é, ver um sujeito com essa capacidade toda de interlocução, de raciocínio lógico da vida, mas sem o prestigio devido a ele pelo PT velho de guerra.

Faz parte da vida, da luta de Júlio – um dos melhores quadros do PT brasileiro, recatado aqui na profundidade conceitual representada pelo Sebrae, berço do empreendedorismo da nova etapa de vida nacional.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.