Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A violência em Campina e a crise Política real


14/05/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}As últimas 24 horas têm servido de combustível elevado para, a partir das ações de bandidos em Campina Grande incendiando ônibus e causando rebeliões no presídio do Serrotão, acabaram que por produzir mais enfrentamento político entre o Grupo Cunha Lima, liderado pelo senador Cássio, e o governador Ricardo Coutinho, mesmo em meio a medidas tomadas pelo aparato de segurança do Estado.

A questão específica de ontem, em Campina, merece tratamento especial por parte das autoridades de Segurança Pública, como assim agiram, porque atitudes como as registradas não podem se manter, continuar.

O cenário campinense, contudo, transformado em mote político aguçado não encobre a realidade dura e difícil, que é reconhecer a prevalência do banditismo, não só em Campina, como em João Pessoa, Natal, etc porque, e neste caso o governador Ricardo tem razão de intuir, os bandidos do Rio e de São Paulo resolveram fugir da ação dura das PMs e Civil dessas cidades e passaram a morar no Nordeste, nas capitais e médias cidades.

E em sendo verdade, o aparato policial precisa de novo reforço sistêmico envolvendo os três níveis de governo porque sozinho nenhuma das partes consegue freiar a escalada da violência.

CAUSA E EFEITO

A realidade de Campina, portanto,não pode ser analisada fora de um contexto mais geral onde a prevalência da violência tem a ver com a degradação da família, da expansão do narcotráfico atraindo cada vez mais jovens de pequena idade e, por fim, uma estrutura de ação preventiva ainda aquém do que precisa existir.

Agora, o enfretamento espetacularizado no campo político serve evidentemente para afirmação compreensível de quem precisa demonstrar trabalho a serviço de Campina.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.