Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A vez dos Governadores e ainda a Casa da Pólvora


05/12/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Tudo pronto para o primeiro encontro envolvendo os governadores eleitos do Nordeste, cuja informação o Portal WSCOM trouxe em primeira mão há três semanas atrás tendo como palco principal o Centro de Convenções “Ronaldo Cunha Lima”, em João Pessoa, portanto gerando as condições para fazer o governador Ricardo Coutinho o principal anfitrião. Ainda neste espaço, vamos abordar o tento do prefeito Luciano Cartaxo em devolver à sociedade a Casa da Pólvora com melhores instalações.

Como é de presumir, eles vão pela primeira vez criar meios e articulação para a retomada do Forum dos Governadores, que tanto auxiliou o conjunto dos Estados nos últimos oito anos devendo escolher a futura sede (lugar) para o primeiro encontro formal, já com todos empossados, visando definir estratégias e pleitos comuns.

Os governadores chegam numa difícil da economia, portanto, devem se debruçar sobre a projeção de cenários para 2015 dentro de uma perspectiva sombria beirando à recessão, por isso como o Nordeste teve desempenho acima da média ao longo dos últimos 12 anos será preciso discutir formas de manutenção desse índice de crescimento.

Afora a economia como um todo tem os problemas de cada lugar com contornos específicos, embora existam ações comuns como a possibilidade de expansão de obras de infraestrutura, a exemplo da duplicação da BR 101 beneficiando Rio Grande do Norte, Paraiba e Pernambuco se estendendo até Alagoa na direção de Sergipe e Bahia.

Mas, será uma oportunidade ímpar para os governadores ratificarem o apoio político à presidenta Dilma Rousseff nestes tempos em que o PSDB e uns poucos lideres políticos da Oposição se mantém acesos defendendo o retrocesso, o Impeachment da presidenta, etc sem nenhum apoio popular.

ZELO COM A HISTORIA

{arquivo}Luciano Cartaxo acertou em cheio ao tirar da parte ao lado da Casa da Pólvora as atividades de bar e shows porque de fato afetavam o patrimônio histórico.

Ao alargar o espaço de atividades públicas para o terreno descido na ladeira e ao construir uma base de suporte para biblioteca, reuniões, etc, ele permite mais opções de uso do lugar sem afetar o patrimônio.

Destaque-se a harmonia da Prefeitura com o IPHAN – este, responsável pela manutenção e zelo do patrimônio, dando demonstração de que é possível dialogar e fazer ações relevantes e comuns em favor da sociedade.

ÚLTIMA

“Onde houver dúvidas/ que eu leve a fé…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.