Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

A união (crônica dedicada a LUCAS BRASILEIRO)


05/04/2016

Foto: autor desconhecido.

 

Viver em sociedade exige acordos, esforços conjuntos, parceria, solidariedade. A prática de tudo isso se resume numa só palavra: união. Sem a compreensão de que sozinhos não iremos a lugar algum, estamos fadados ao fracasso em todos os nossos projetos de vida. Portanto, muito verdadeiro o ditado popular que diz: a união faz a força.

Em tudo é preciso que haja concordância de idéias, harmonia no pensar e no agir, soma de energias. O conjunto oferece poder. Dar as mãos fortalece qualquer empreitada e sinaliza positivamente a conquista dos objetivos.

Ao nos integrarmos à coletividade ultrapassamos a individualidade e passamos a entender que dependemos uns dos outros. Colocamos nossas habilidades e inteligência a serviço do grupo social a que pertencemos, ao tempo em que aprendemos e usufruímos das particularidades dos que convivem conosco.

A união é fator indispensável na promoção do que se pretende alcançar em benefício comum. Todos reunindo empenho único na intenção de chegar a um mesmo resultado. É assim que novamente prevalece outra máxima popular nos ensinando que “uma andorinha só não faz verão”.

As revoluções, os grandes acontecimentos da história, as conquistas sociais que mudaram o mundo, foram todos obtidos através da união. A atitude humana de se irmanar no exercício de atividades que demandem interesses iguais é fator determinante para que se verifiquem sucessos no que deseja.

• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.

Dedico essa crônica, publicada no ano passado, ao meu sobrinho LUCAS BRASILEIRO, que viu demonstrada essa máxima de que “a união faz a força”. Desde sexta feira a noite que familiares, amigos e até pessoas que sequer o conhecem, vêm se mobilizando num esforço de solidariedade no sentido de que sejam oferecidas as condições financeiras para que ele se submeta a tratamento médico de um câncer recentemente descoberto. É extraordinário o resultado até então obtido. Além disso, se formou igualmente uma corrente de orações voltadas a Deus para que o abençoe durante todo o procedimento cirúrgico a que será submetido, a partir dessa terça feira as quatorze horas. FORÇA LUCAS, todos nós, com certeza, haveremos de comemorar essa vitória e nossas preces não serão mais de pedidos a Deus, mas de louvor e glória pela cura.

 

 


 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.