Geral
A superação
06/02/2015
Foto: autor desconhecido.
Não existe pedra intransponível, nem problema insolúvel. Há momentos em que chegamos a pensar que o caos se instalou na nossa vida de forma definitiva, e ficamos remoendo tristezas, mergulhados num mundo de lamentações. Isso acontece quando deixamos de acreditar em nós mesmos, na nossa capacidade de vencer obstáculos.
Esse é o instante em que se faz necessário enfrentar o medo e as ansiedades e partir para ações que procurem ultrapassar os próprios limites. É o exercício da “superação”. Nunca perder o otimismo. Ser paciente e perseverante desenvolve no íntimo um efeito mágico de afastar as dificuldades que se colocam no caminho.
Quando estamos vivendo um processo de superação de alguma complicação na nossa vida, experimentamos a certeza da presença de Deus dentro de nós. Ele nos oferece a coragem e a confiança para acreditarmos no nosso querer e no nosso poder, nos condicionando a suportar as adversidades como oportunidades de aprendizado.
Para que possamos realmente compreender que a superação é possível, devemos, antes de tudo, ter a consciência de que crise alguma é permanente. E se prestarmos atenção, ela é a repetição de algo já vivido anteriormente. Assustamo-nos porque esquecemos de que em tempos pretéritos já superamos uma situação idêntica. É importante também nos valermos das experiências vivenciadas por pessoas próximas de nós e tomarmos como exemplos de tenacidade e calma diante das atribulações.
Nenhum infortúnio é para sempre. Aquilo que imaginamos catastrófico na nossa vida, nada mais é do que uma provação passageira. Talvez um alerta, um ensejo para que aprendamos com o sofrimento, o sentimento da dor provocando a força da fé em nós próprios. O caminho da felicidade está na disposição e ânimo para superar tudo o que de embaraço surja no percorrer da estrada da vida.
• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.