Geral
A soberania e os perigos de Efraim
23/11/2007
Foto: autor desconhecido.
RECIFE – O DEM na Paraíba consagra hoje a recondução de mandato e comando do senador Efraim Morais à frente da legenda na cena estadual paraibana.
Se pensarmos bem, desde que ascendeu ao ex-PFL e atual DEM, Efraim acabou deflagrando um processo de domínio absoluto em tamanha escala que acabou asfixiando outras lideranças lá atrás, a exemplo de Evaldo Gonçalves, Álvaro Neto, etc gerando com isso controle absoluto da sigla.
Ninguém ignora a capacidade de Efraim estar à frente de situações difíceis mas decisivas, sempre com o PFL agora DEM, nas disputas eleitorais da Paraíba.
Foi ele e o PFL quem terminaram sendo decisivos na disputa de 2002 quando, inclusive, disputou a senatoria como azarão mas terminou eleito por sua garra indiscutível.
Efraim é esta liderança astuta, reconhecidamente capaz, agora flertando a possibilidade de ser candidato ao Governo em 2010.
É nome forte, particularmente penso assim, mas vai precisar ajustar muitos valores para entrar no páreo pra valer mesmo até porque, embora ele recuse o argumento, ele e o DEM têm muito mais densidade no interior do que nos grandes centros urbanos a exemplo de Joao Pessoa e Campina Grande, daí torná-lo em desvantagem diante de seus prováveis adversários.
Há, ainda, outro fator a lhe dar dor-de-cabeça, que é a resistência entre deputados federais por conta da disputa passada quando elegeu seu filho, a revelação política em curso, mas gerando crise com outras figuras de expressão na disputa eleitoral do estado.
Em síntese, para alcançar novos vôos, além da soberania no DEM, Efraim vai precisar fazer muitos ajustes, senão não chega lá.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.