Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

A síntese do debate entre os candidatos ao governo da Paraíba na Rede Paraíba de Televisão: essência não altera tendência


28/09/2022

O debate conduzido pelo jornalista Helter Duarte, da Rede Globo, coordenando os trabalhos na Rede Paraíba de Televisão com os cinco candidatos ao Governo da Paraíba, produziu como síntese, ao final de 4 blocos, não ter apresentado fato que alterasse extraordinariamente a tendência das pesquisas.

Nem mesmo quando Nilvan Ferreira acusou Pedro Cunha Lima de suposto complô dele com Veneziano e João Azevêdo, algo impensável, houve alteração do quadro.

A rigor, João mostrou-se seguro com a exposição do saldo de pouco mais de 3 anos de governo, Pedro insistiu em defender implantar novo modelo de gestão à base do Estado mínimo, Veneziano quis além da crítica se apresentar com experiência a partir de CG e Nilvan claramente era a essência estadual do Bolsonarismo.

Registre-se a alegria da candidata Adjanny, do PSOL, claramente emocionada por conquistar espaço partidário em horário nobre de TV expondo conteúdo qualificado no debate à base da esquerda.

FORMATO

A rigor, a composição de quatro candidatos de Oposição contra um de Situação, João Azevêdo, contextualizou uma realidade desproporcional de questionamentos e apresentação de propostas de mudanças de gestão com o chefe do executivo se impondo com dados de governo e segurança na argumentação.

Todos os candidatos de Oposição adotaram postura critica no debate de ideias e propostas, mas, repetimos, tendo o governador defendendo seu legado na busca de manutenção de governo.

Em tese, faz parte do jogo oposicionista jogar mais duro na critica ao governo, mesmo que sem clareza de como orçamentariamente e com que formato de gestão poderão concretizar as promessas de mudança para melhor. É preciso ter “know how” comprovado mais do que intenção em face de cenário altamente complexo.

SEM PEDIDO DE RESPOSTA

A síntese do debate pode ser medido pelo fato de não ter havido nenhum pedido de resposta por ofensa o que, em tese, revela nível de debate sem baixar à incivilidade.

INUSITADO

O candidato Veneziano foi buscar no seu repertório linguístico rebuscado a palavra “feérico” – do francês féerique – no debate com João, que quer dizer ” faz parte de um mundo de fantasia”.

Síntese: agora é ir para ultimas atividades antes da votação.

ÚLTIMA

“Vai passar nessa avenida/ um samba popular…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.